Pré-Caju 2022: Prefeitura assegura oferta de serviços essenciais aos foliões

Agência Aracaju de Notícias
05/11/2022 21h35

De maneira a oferecer as condições para que os foliões possam curtir uma das maiores prévias carnavalescas do país, o Pré-Caju, a Prefeitura de Aracaju tem atuado ativamente na festa. Neste sábado, 5, por meio de serviços como a limpeza pública, apoio à segurança das vias e estruturas, atendendo às ocorrências de saúde e proporcionando acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção. A presença do poder público no evento tem sido fundamental para que a festa aconteça com a organização e segurança que aracajuanos e turistas merecem. 

Para que a capital continue sendo reconhecida como uma das cidades mais limpas do Brasil, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) conta com um efetivo de 174 profissionais, por turno. “A festa é muito importante e acontece em um ambiente belíssimo, a Orla da Atalaia, e tem o grande apoio da Prefeitura. A Emsurb está presente organizando os ambulantes, a limpeza de todo o circuito e ambientes para que tudo transcorra da melhor forma”, explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

Para uma circulação tranquila e possibilidade de curtir a festa de forma pacífica, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) atua na segurança do transporte público, em especial no reforço do policiamento preventivo dos terminais de integração, com ênfase para o terminal da Atalaia, devido à proximidade da festa. Além disso, a GMA, que conta com 100 guardiões, também está atuando na proteção de monumentos e áreas de visitação turística da Orla, que estão isolados. As equipes contarão com 16 viaturas, além de 12 motocicletas. A unidade móvel de videomonitoramento permanece fixa em todos os dias do evento na rotatória de acesso ao terminal da Atalaia. Jà as equipes da Defesa Civil de Aracaju tem se concentrado no acompanhamento da montagem e monitoramento das estruturas, para evitar qualquer incidente. 
 
“Estamos reforçando a segurança, com mais de 100 homens em cada dia de festa, distribuídos em pontos estratégicos do transporte público, uma vez que há um aumento no fluxo de pessoas de maneira considerável. Temos também a base móvel com a tecnologia de identificação facial, com acesso à base de dados da Polícia, para que qualquer um que passe e possua alguma restrição possa ser abordado para as devidas providências”, ressalta o subinspetor da GMA, Fernando Mendonça. 

O trânsito também tem recebido atenção especial, com alterações e bloqueio da circulação de veículos na avenida Santos Dumont, da Passarela do Caranguejo até o Farol da Coroa do Meio. “O objetivo, com a nossa operação de trânsito, é deixar a avenida Santos Dumont, nos dois sentidos, totalmente livres para os foliões nos blocos. Para isso, montamos sete postos de bloqueios nas extremidades”, aponta o diretor de trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está realizando ações de Vigilância Sanitária, com monitoramento prévio durante todos os dias de festa. Além disso, 30 agentes de saúde, do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST estão realizando a distribuição de  preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. No total, cerca de 10 mil insumos serão entregues à população.

Para o atendimento de emergências no local, um posto médico avançado está montado e conta com uma equipe composta por 50 profissionais, divididos em dois plantões, para qualquer eventualidade. "A Saúde de Aracaju está sempre presente em eventos que valorizam a cidade e não seria diferente no Pré-Caju. Estamos com posto médico, Vigilância Sanitária e equipes de prevenção de DST atuando nos três dias para garantir a integridade do folião. Também ampliamos as equipes dos hospitais Fernando Franco e Nestor Piva para dar maior fluidez ao atendimento", aponta a secretária da Saúde, Waneska Barboza. 

A Secretaria de Assistências Social, por sua vez, disponibiliza o Camarote da Acessibilidade, e mantém uma equipe com dez técnicos de referência dos Creas e Centro Pop fazendo abordagem social por toda a extensão da festa. A pasta também atende demandas espontâneas, em um stand instalado no evento, fazendo o acompanhamento e encaminhando as demandas através de órgãos da rede de proteção.

“Não poderíamos deixar de trazer essa acessibilidade para as pessoas com algum tipo de limitação na volta do Pré-Caju. Um espaço como o camarote traz conforto, segurança, de maneira que eles possam se sentir parte da festa e da alegria que ela proporciona”, ressalta a secretária da Assistência Social, Simone Passos.