Pré-Caju 2022: pessoas com deficiência acessam a festa no Camarote da Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
05/11/2022 21h58

Com o apoio da Prefeitura de Aracaju, uma das maiores prévias carnavalescas do país, o Pré-Caju, está de volta em 2022 e de forma ainda mais inclusiva com o Camarote da Acessibilidade. O espaço, instalado na avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, é destinado a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sendo gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD).

 

De acordo com a secretária municipal da Assistência Social do Município, Simone Santana, a capacidade máxima, por dia, é para 80 pessoas, ou seja, 40 pessoas com deficiência (PcDs) e 40 acompanhantes. O Camarote dispõe de profissionais da Proteção Social Especial de Aracaju, e conselheiros do CMDPcD.

"Foi uma parceria muito importante e que podemos firmar mais vezes com o intuito de oferecer inclusão às pessoas com deficiência. Temos à disposição uma equipe que tem know how, no trato das pessoas com deficiência, e essa equipe que está preparada para receber, acolher e proporcionar um momento tranquilo para essas pessoas. A preocupação na escolha da equipe é para que ela faça dessas pessoas protagonistas dessa bela festa", explica a gestora.

A área exclusiva, adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conta com rampa de acesso, três banheiros e cadeiras.

O membro do CMDPcD, Roque Hudson da Fonseca, celebrou o retorno do Pré-Caju 2022 e parabenizou a organização da festa e a Prefeitura de Aracaju pela parceria na oferta do Camarote da Acessibilidade.

"Essa parceria entre a organização do Pré-Caju com a Prefeitura e o Governo do Estado, só nos trouxe prazer e lazer para que possamos, depois de vários anos, participar de uma festa desse tamanho, para vir abrilhantar a cidade de Aracaju, respeitando e considerando os deficientes e seus acompanhantes com a organização desse maravilhoso camarote que se encontra cheio de pessoas com deficiência, indo e voltando, curtindo e retornando para o Camarote e aproveitando o máximo que pode esses dois dias de festa, brilhante, maravilhoso e construtivo para a cidade de Aracaju", pontua Roque.


A influenciadora digital Rosa Virgínia Nunes Alves é pessoa cadeirante e disse que sempre que tem a oportunidade, frequenta o Camarote da Acessibilidade.

"Eu amei o Camarote. Não é a primeira vez que eu venho. Ofertar acessibilidade é muito importante, é essencial. Os profissionais são bastante qualificados e o espaço é muito bom", afirma Rosa.

A estudante Názara Souza possui deficiência física. Para ela, o local escolhido para a instalação do Camarote foi essencial para facilitar o acesso das PcDs ou mobilidade reduzida.

"O Camarote foi legal porque é uma coisa a mais pra gente, ficou seguro e em um local bastante acessível, porque os carros param na rua aqui próximo, então ficou muito bom pra quem é cadeirante e possui alguma deficiência, gostei muito do espaço e os profissionais são bastante atenciosos", afirma Názara.

A advogada Lázara Leandro Cruz mora no Amapá e veio curtir o Pré-Caju 2022 acompanhada do sobrinho Leoni Victor Santos, de 25 anos, que possui paralisia cerebral. Ela aproveitou a oportunidade para parabenizar a Prefeitura e a Assistência Social de Aracaju por ofertar inclusão para as PcDs.

"Gostaria de parabenizá-los, porque é uma iniciativa de muita glória, pois no Amapá não conseguimos ter isso ainda. Eu vi aqui que a Assistência Social, a Prefeitura é muito atuante e são de pessoas como vocês que a gente precisa. Eu sou sergipana, vim para a Parada Gay e trouxe o Léo, voltei para o Amapá e vim mais uma vez, dessa vez trazer o Léo para o Pré-Caju. Parabéns pelo trabalho, parabéns Sergipe, parabéns a Prefeitura de Aracaju", concliui Lázara.

Como acessar?


Ao chegar ao Pré-Caju, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem se dirigir ao local que está instalado vizinho ao Projeto Tamar, com acesso pela rua Cônego José Félix de Oliveira, no bairro Coroa do Meio, portando um documento com foto que comprove a deficiência para o acesso ser liberado.

Apoio

Para oferecer segurança aos servidores da Prefeitura de Aracaju e ao público presente no Camarote, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), estiveram presentes do início ao fim da festa.

Abordagem Social

Para prevenir violações de direitos contra o público, durante a festa, a Secretaria Municipal da Assistência Social também oferta o Serviço Especializado em Abordagem Social em um stand montado no evento, com uma equipe multidisciplinar composta por dez técnicos de referência dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), no âmbito da Proteção Social Especial da pasta.

Eles atuam em toda a extensão do Pré-Caju com o objetivo de receberem e encaminharem possíveis denúncias de situações como racismo, racismo religioso, LGBTQIfobia, trabalho infantil, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e de desrespeito e violência contra mulheres e pessoas com deficiência.