Pré-Caju 2022: Prefeitura fiscaliza qualidade de alimentos e bebidas comercializados

Saúde
06/11/2022 17h42
Início > Noticias > 97753

Com o objetivo de garantir a segurança dos alimentos e bebidas comercializados durante o Pré-Caju 2022, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa), realizou inspeções entre os 800 comerciantes cadastrados para atuar no evento. 

Durante os dois dias de desfile de blocos e trios na Orla da Atalaia, os fiscais visitaram os espaços de comercialização e orientaram sobre a importância de manter alguns cuidados, como explica a gerente de Alimentos da Revisa, Laila Garcia Moreno Resende.

"Estamos, nesses dias de festa, atuando em todo circuito, conferindo a qualidade dos alimentos, risco de contaminação em relação ao gelo, se os produtos estão sendo manipulados de maneira correta, o uso do equipamento de proteção individual, tudo para garantir que a população não ponha a saúde em risco na hora do consumo", disse. 

A comerciante de lanches e caldo de cana, Ana Paula, salientou que seguir as normas é essencial. "Sempre recebemos os fiscais e respeitamos o que eles passam para a gente. A gente que trabalha com comida tem que estar atento mesmo. Tem que estar tudo certo para a gente fazer nosso trabalho direitinho", comenta.

Certificado

Além das boas condições de armazenamento, preparo e manipulação que os fiscais precisam verificar, os comerciantes também devem apresentar o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de alimentos.

A capacitação é promovida, gratuitamente, pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), e também pode ser realizada online pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

José Feitosa também foi um dos cadastrados para comercializar no Pré-Caju e disse que o curso é fundamental. "O certifcado é também uma forma que a gente tem de se sentir seguro no que estamos oferecendo ao público da festa. Já trabalho com isso há dezesseis anos e, por isso, estou sempre me capacitando. Meu certificado está aqui em mãos", enfatiza.