Pré- Caju 2022: esquema de segurança garantiu tranquilidade ao evento

Defesa Social e Cidadania
07/11/2022 12h16

A Prefeitura de Aracaju atuou de maneira articulada com os demais órgãos de segurança pública, para proporcionar uma festa tranquila aos foliões do Pré-Caju 2022. De forma antecipada, um complexo planejamento foi realizado para atender as demandas dessa grande festa e, durante o evento, refletiu ampla efetividade, sem registro de ocorrências graves.

Entre as suas atribuições, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), intensificou a segurança nos terminais do transporte coletivo, com ênfase no Terminal da Atalaia, assim como para proteção de monumentos e apoio às equipes da gestão municipal que atuaram na festa.

No que se refere à segurança estrutural, houve atenção por parte da Defesa Civil de Aracaju que, de forma preventiva, também intensificou a atenção, que resultou em uma festa sem intercorrências, em relação ao aparato estrutural.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, comemora os resultados alcançados com a plena execução do planejamento desenvolvido para atender a festa. 

"Esse trabalho começou há dois meses, quando iniciamos estudos e planejamento para garantir a eficácia da segurança nesse evento tão expressivo para a nossa capital. Não medimos esforços, junto às demais forças de segurança. Nossas equipes atuaram de maneira intensificada e articulada, antes, durante e após a programação", ressalta Silvio.

Operação Terminal Seguro

De acordo com o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, a operação iniciada na sexta-feira, 4, às 18h, com intensificação das ações no entorno do Terminal da Atalaia e pontos estratégicos, esteve somada ao emprego da tecnologia. "No local, foi instalada a base móvel de videomonitoramento da GMA, que possibilitou a ampliação da vigilância por meio de câmeras, inclusive, com capacidade de identificação facial. O recurso associado ao banco de dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), permitia o reconhecimento de pessoas com mandado de prisão em aberto ou outras situações suspeitas, para rápida abordagem", explica. 

O diretor frisa que, nas proximidades do terminal, não foram identificadas pessoas com restrição e que o evento não apresentou ocorrências de maior gravidade. "Foi um evento tranquilo, sem ocorrências de grande vulto. A Guarda Municipal registrou, no entanto, uma ocorrência de violência doméstica no Terminal da Atalaia, que foi prontamente coibida, com a condução dos envolvidos à delegacia", pontua. 

Proteção aos servidores e ao patrimônio

O esquema de segurança executado pela Guarda Municipal de Aracaju contou com a atuação estratégica do grupamento especializado em motopatrulhamento, que intensificou as ações preventivas no entorno do terminal e na área periférica do evento. Também foi empregado o Grupamento Tático Operacional, para reforço nos demais terminais de integração da capital.

"Esse trabalho ocorreu de maneira intensificada, em virtude do aumento do fluxo de pessoas que utilizaram o serviço ao longo do evento e considerando, inclusive, que o Terminal da Atalaia funcionou 24, no sábado. Por isso, houve atenção diferenciada", acrescenta o diretor da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça. 

Além disso, houve acompanhamento das equipes da prefeitura que atuaram no evento. "Tivemos uma equipe empregada no camarote da Acessibilidade, para auxiliar na segurança de todos, assim como também foi direcionada uma equipe para o posto médico", destaca o diretor da GMA.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, manteve constante atenção à segurança estrutural do evento, com atuação preventiva, mediante recolhimento e análise de documentações e projetos necessários à instalação das estruturas, assim como no monitoramento durante todos os dias de programação.

O coordenador do órgão, Robson Rabelo, ressalta que houve acompanhamento, no local, desde a chegada dos materiais. "Fizemos a coleta de toda a documentação que garantisse que todos os profissionais envolvidos no evento, na parte de estruturas montadas e no deslocamento dos trios, eram técnicos habilitados para os desempenhos das respectivas funções. Então, verificamos as respectivas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de montagem e desmontagem, parte elétrica, aterramento, de teste de carga, além dos responsáveis pela mecânica dos trios e outros", detalha. 

De forma preventiva e complementar, a Defesa Civil realizou vistorias no evento em todos os dias de programação. "Não foram observadas situações adversas durante o evento", conclui Rabelo.