Saese 2022: escolas municipais iniciam aplicação de provas

Educação
07/11/2022 15h52

Nesta segunda-feira, 7, as Escolas Municipais de Ensino de Fundamental (Emefs) de Aracaju deram início à aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saese). Até o dia 17,  alunos do 2°, 5° e 9° ano de 44 unidades passarão pela avaliação. A Secretaria Municipal da Educação (Semed) acompanhará as escolas durante todos os dias da aplicação com o objetivo de garantir um momento de avaliação tranquilo e sem intercorrências.

O Saese é realizado pelo Governo do Estado e será aplicado pela segunda vez com o objetivo de aferir os níveis de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática das escolas de Sergipe, com o intuito de ser um dos indicadores para gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese).

Para garantir que a avaliação seja realizada com maior êxito, técnicos do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed estão percorrendo as unidades de ensino para disponibilizar o suporte necessário e se certificar que a prova ocorra sem contratempos. Além disto, a Secretaria realiza busca ativa dos alunos que não compareçam às avaliações, disponibilizando carros, para, se necessário, levar o aluno até sua unidade de ensino.

As Emefs vêm, desde o início do ano letivo, preparando os alunos academicamente e emocionalmente para este momento avaliativo. 

"Trabalhando por meio de simulados semanais e com auxílio do Educaju. Os simulados ajudaram, também, para que eles pudessem se habituar com a aplicação, com a inserção da resposta no cartão, que é algo que eles não têm afinidade ainda. Além disto, trabalho com eles o emocional, para que consigam fazer uma prova com tranquilidade", relata o professor do 5º ano da Emef Marechal Henrique Teixeira Lott, Francimar Cruz.

“A preparação se deu desde o reforço escolar que ofertamos nas férias, no início deste semestre, e tudo foi trabalhado em cima das maiores dificuldades dos alunos. Foi um trabalho acompanhado individualmente. Estamos 100% confiantes para o resultado, pois o trabalho de preparação foi bastante satisfatório", afirma a coordenadora pedagógica, Daniela Nascimento.


Na Emef Thétis Nunes, no bairro América, os alunos do 9º ano revisaram o conteúdo momentos antes da avaliação começar. De acordo com o diretor da unidade, professor Isau Vinícius Freire, o Saese é uma oportunidade de mensurar o nível da aprendizagem dos estudantes.


“Esperamos que nossos alunos tenham um bom resultado. Os professores desenvolveram um bom trabalho para que eles consigam melhorar os índices. Essa avaliação é importante, pois conseguimos ter um diagnóstico do nosso trabalho e verificarmos se é necessário mudar de estratégias”, conta o diretor.

Confira o cronograma de prova dos próximos dias:

08/11 (terça-Feira)

Dom José Vicente Távora
José Airton de Andrade
Papa João Paulo II
Nossa Senhora Aparecida
Presidente Juscelino Kubitschek
Professor Laonte Gama da Silva
Olga Benário

09/11 (quarta-Feira)

Bebé Tiúba
Deputado Jaime Araújo
Elias Montalvão
José Souza de Jesus
Manoel Bomfim
Oviêdo Teixeira
Alcebíades Melo Vilas Boas
Diomedes Santos Silva
José Antônio da Costa de Melo
Maria Carlota de Melo
Núbia Marques

10/11 (quinta-Feira)

Jornalista Orlando Dantas
Maria da Glória Macedo
Presidente Vargas
Florentino Menezes
Leticia Soares Santana
Rachel Cortes Rollemberg
Sérgio Francisco da Silva

11/11 (sexta-Feira)

Arthur Bispo do Rosário
Doutor Carvalho Neto
Ministro Geraldo Barreto Sobral
Oscar Nascimento
Otília de Araújo Macedo
Sabino de Araújo Macedo
Sabino Ribeiro, Santa Rita de Cássia
Tenisson Ribeiro
Ágape

17/11 (quinta-Feira)

Anísio Teixeira
José Conrado de Araújo
Presidente Tancredo Neves