Prefeitura recebe missão do BID e apresenta avanços do Programa de Requalificação Urbana

Agência Aracaju de Notícias
07/11/2022 16h54

Membros da Unidade de Coordenação do Programa (UCP) de Requalificação Urbana da Prefeitura de Aracaju se reuniram, na tarde desta segunda-feira, 7, no Centro Administrativo, com representantes das salvaguardas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para apresentar os avanços sociais e ambientais das obras financiadas pela instituição, especificamente a construção da avenida Perimetral Oeste. 

Os representantes do BID estarão em Aracaju até a próxima quinta-feira, 10, com uma programação que inclui reuniões para avaliação dos avanços do projeto desde a última missão, realizada no mês de junho, além de visitas às obras para observar a execução e avanços das propostas.

Segundo a coordenadora da UCP, Michele Alves, o objetivo da missão é observar como estão sendo desenvolvidas as políticas do BID dentro das ações do Programa de Requalificação Urbana.

“A visita dos representantes do BID têm como foco de avaliação o trabalho ambiental e social, principalmente das ações de reassentamento das famílias no entorno dos trechos I e III da avenida Perimetral Oeste. Os representantes acompanharão esse pré-reassentamento e saberão quais os próximos passos que serão dados pós-reassentamento dessas famílias”, detalha a coordenadora. 

Participaram da reunião os representantes do BID, Ana Beatriz Esteves e Roberto Salom, e toda equipe da UCP que, além de Michele, conta com a participação da coordenadora social, Rosária Rabelo; coordenadora ambiental, Heloísa Thaís; coordenadora administrativo-financeira, Renata Mesquita; coordenador de aquisição, Lucas Argolo; coordenador jurídico, Fernando Madruga; e o coordenador de obras, Geraldo Sousa. 

A obra 

A Perimetral Oeste é um dos projetos mais significativos do Programa de Requalificação Urbana da Prefeitura de Aracaju, contando com investimentos de mais de R$ 150 milhões frutos do financiamento junto ao BID. A nova via fará a interligação entre a capital sergipana e o município de Nossa Senhora do Socorro, criando uma nova rota de tráfego e solucionado entraves da mobilidade urbana. 

Dividida em quatro etapas, a obra cruzará cinco bairros da zona Norte: Lamarão, Jardim Centenário, Bugio, Soledade e Santos Dumont. As fases I e III já estão em execução, após a aprovação das ordens de serviço nos dias 2 de agosto e 14 de outubro, respectivamente.