Prefeitura apresenta andamento de projetos à equipe do Ministério da Economia

Fazenda
08/11/2022 20h16

Aracaju recebeu, nesta terça-feira, 8, representantes da Unidade de Coordenação de Programas (UCP) do Ministério da Economia, responsáveis pelo Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). A missão técnica teve o objetivo de acompanhar o desempenho da capital no desenvolvimento dos projetos apoiados pelo PNAFM, discutindo aspectos de governança, iniciativas empreendidas, apresentação dos produtos, problemas identificados, resultados, prazos e entregas.

A Prefeitura de Aracaju, através das secretarias da Fazenda (Semfaz) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), atua em algumas frentes de trabalho com foco em ações perenes que modernizem a gestão e tragam resultados palpáveis à população.
 
“Estamos desenvolvendo dez produtos que totalizam o montante de R$ 19.769.067 em investimentos. Hoje, foi uma oportunidade para nivelar o conhecimento entre todos os participantes da ação, apresentar o planejamento para 2023 e prestar contas aos integrantes da missão técnica do Ministério da Economia. Um dia bastante produtivo”, avalia o assessor técnico da Fazenda, Márcio Porto, que coordena o PNAFM em Aracaju. 

Durante a apresentação feita à equipe do Ministério da Economia, foi pontuado o andamento de cada projeto desenvolvido, o investimento já empregado e os produtos finais. São ações focadas na modernização do parque tecnológico da Secretaria da Fazenda, melhoria na confiabilidade dos dados sobre a cidade, sustentabilidade das ações e investimentos, aprimoramento do Cadastro Territorial e do Sistema Tributário, bem como a modernização da folha de pagamento adotada pela PMA.   

“Mesmo o programa ainda estando em curso, já temos colhido frutos deste investimento. Inclusive, alguns projetos futuros da Prefeitura somente serão possíveis de serem executados graças a esta base inciada aqui. Além disso, é importante destacar a constante capacitação das equipes envolvidas, de maneira que as consultorias contratadas oferecem o conhecimento teórico e os nossos técnicos trazem este aprendizado para a realidade do município. O resultado é um processo muito mais condizente com as nossas condições e produtos efetivos, que farão parte da vida da população, independentemente de quem esteja à frente da administração pública”, enfatiza o secretário Jeferson Passos, 

A equipe do UCP, composta pelo coordenador de Monitoramento e Avaliação, Josenilson Torres Veras, e pelos técnicos Antônio Carlos e Oswaldo Castilho, encerrou a visita admirada com o que foi apresentado.
 
“De fato foi surpreendente ver o envolvimento de cada membro da equipe, a capacidade técnica dos servidores e o conhecimento do projeto. Com a proximidade do prazo final, previsto para 2023, trazemos o alerta para o desempenho registrado, mas, as dificuldades apresentadas hoje, a própria pandemia, além da concepção do projeto, onde um produto depende do outro, justificam este impacto”, pontua o coordenador Josenilson Torres.

Ainda segundo ele, ficou claro como as ações desenvolvidos por Aracaju terá como resultado produtos efetivos. “É um projeto que se paga muito bem. Os resultados aqui alcançados serão utilizados por bastante tempo, terão utilidade não somente para quem está na gestão, mas, especialmente, para a população. Toda a equipe está de parabéns pelo comprometimento com cada passo executado, característica que, sem dúvida, faz uma diferença muito grande ao que será entregue por Aracaju”, apostou.