Prefeitura garante exames e tratamento para pessoas com diabetes em Aracaju

Saúde
09/11/2022 11h13
Início > Noticias > 97800

No calendário de datas importantes do Ministério da Saúde (MS), a próxima segunda-feira, 14, é dedicada ao Dia Mundial do Diabetes e, como forma de alertar sobre os perigos desta doença, muitas vezes silenciosa, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça o fluxo de atendimento na capital.

De acordo a área técnica da SMS, Lucimara Santos da Silva, o objetivo da data é alertar a população em relação a esse grave problema de saúde pública. 

“Está comprovado cientificamente que a mudança no estilo de vida é fundamental para o controle de complicações do diabetes. O grande pilar é a prática de atividades físicas junto com a alimentação saudável”, explica Lucimara.
 
Serviços

A SMS oferece acolhimento para pessoas com suspeita e confirmação de diabetes nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Cada UBS conta com uma equipe de profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, aptos a acolher essas pessoas.
 
“Nas UBSs, as equipes verificam se os usuários precisam ser encaminhados para o tratamento, caso seja necessário. Nos casos de maior complexidade, os pacientes são encaminhados para o Setor Especializado de Endocrinologia no Cemar, no bairro Siqueira Campos, por meio da regulação da Secretaria”, detalha a área técnica. 

Setor especializado 

O Setor Especializado de Endocrinologia recebe pacientes tanto da capital quanto do interior do estado para tratar o diabete. No Cemar, também é ofertado o atendimento no ambulatório de feridas e avaliação do pé diabético. 

“Os critérios para esse encaminhamento correspondem aos pacientes com complicações renais, na visão, bem como casos onde o paciente possui outras alterações além do diabetes”, destaca Lucimara.

A doença

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente o hormônio que produz. A insulina, produzida pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. 

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não produz insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto - a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.