Prefeitura e BID avaliam obras e cuidado ambiental em empreendimentos em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
09/11/2022 15h42

Em mais um dia de ações da Prefeitura de Aracaju junto aos representantes do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), que estão na cidade acompanhando as obras realizadas no município com recursos da instituição, nesta quarta-feira, 9, foram realizadas uma visita ao Parque da Sementeira, além de duas reuniões na sede da administração municipal, com o intuito de debater sobre os avanços das obras na cidade e a pauta ambiental que envolve esses empreendimentos, sejam os que estão em execução ou mesmo as medidas de contrapartida. 

Na primeira reunião, realizada durante a manhã, foram discutidas e elaboradas estratégias para serem aplicadas durante os trabalhos que envolvem a quarta etapa da obra da avenida Perimetral Oeste, um local onde existem, atualmente, comércios de variados segmentos. Participaram desta reunião representantes da Secretaria Municipal da Assistência Social, da empresa Diagonal, responsável técnico-social no projeto da nova via da cidade, assim como do BID.

De acordo com a coordenadora social do Programa de Requalificação Urbana, Rosária Rabelo, o encontro foi proveitoso, uma vez que “foram discutidas uma série de alternativas” que buscam lidar com a situação no local da melhor maneira possível, evitando transtornos para a população que reside e/ou comercializa no local.

“Embora, no local, haja um número pequeno de imóveis comerciais, há uma diversidade muito grande no comércio, por isso a manhã de hoje foi bastante proveitosa, pois discutimos uma série de alternativas. Analisamos as tipologias de comércio existentes, tendo em vista aqueles que serão afetados diretamente e indiretamente pelas obras. Além disto, a consultora do BID nos trouxe alguns casos e experiências já vivenciadas em outras cidades que, de certa forma, nos trazem elementos para que possamos ampliar nossa visão sobre o caso, encontrando as melhores alternativas para a resolução da situação”, destaca Rosária. 

A técnica de referência da Diretoria de Gestão Social da Habitação, Alexandra Freire, detalha como tem ocorrido esse processo, junto aos comerciantes, conforme o empreendimento avança.

“Na quarta etapa existe um maior número de estabelecimentos comerciais, com isso, precisamos definir medidas compensatórias, onde haja redução de possíveis impactos para os comércios que existem naquele local. Em um primeiro momento, trabalhamos com os comércios que precisam ser reassentados. Agora, estamos trabalhando com aqueles que vão permanecer no local, mas que poderão ser afetados durante o período de obra, com mudança de trânsito, de visibilidade do comércio, que diminui. Então, em conjunto, estamos pensando estratégias que possamos mitigar esses impactos”, complementa Alexandra. 

Atuando na área técnico-social da quarta etapa, desde a realocação e negociação com as primeiras famílias que precisaram ser transferidas, após o início das obras, a empresa Diagonal vem executando os trabalhos sociais com as famílias que estão direta ou indiretamente envolvidas com a construção da nova avenida. Desta forma, a assistente social da empresa, Ayara Wanderley, explica como o encontro realizado na manhã de hoje auxilia as equipes na execução desses trabalhos com a comunidade local.

“Já realizamos uma série de atividades, com o apoio dessa consultoria do BID, fazendo a aplicação de questionários para conhecer a realidade dos comerciantes que são afetados diretamente ou não pela obra, e que nos auxilia a pensar possibilidades e em apoios que podemos prestar para eles. O ponto alto da reunião foi fazer esse acompanhamento da consultoria, ampliar nossa visibilidade, o que já fizemos e os próximos passos a serem dados”, pontua Ayara.

Salvaguarda ambiental

Durante a reunião realizada à tarde, foram apresentadas as ações de salvaguarda ambiental, com a apresentação e levantamento dos programas ambientais da Prefeitura, mostrando os cuidados adotados pela gestão municipal com a questão ambiental envolvida nas obras que estão sendo financiadas com recursos do BID, como explica a coordenadora ambiental do Programa de Requalificação Urbana, Heloísa Souza.

“Apresentamos programas ambientais como o de monitoramento da água, o de afugentamento e salvamento da fauna, além do programa que envolve o controle de erosões ou de possíveis impactos socioambientais positivos e negativos nas áreas das obras, dentre outros, como o de resíduos, de gerenciamento dos ruídos e das vibrações. Ainda pela manhã, realizamos uma visita ao Parque da Sementeira, onde foi apresentado para o representante do BID o local, o cercamento do parque e toda a estrutura que temos, como o Horto Municipal e a parte de educação ambiental, composta pelo meliponário. Com a troca obtida junto ao BID poderemos encorpar ainda mais as nossas ações”, salienta Heloísa. 

Missão BID

Esta é a segunda missão BID realizada em Aracaju, neste ano. No mesmo sentido de incorporar as ideias e agregar conhecimento, equipes da Prefeitura e da instituição financeira se reunião e realizaram visitação pelas obras, no mês de junho. Com o objetivo de desenvolver e fazer frutificar as observações do primeiro momento, a atual missão segue até esta quinta-feira, 10, com a apresentação de dados e avaliações.