No Jabotiana, educadores ambientais conscientizam moradores e comerciantes

Serviços Urbanos
10/11/2022 15h01

Difundir conhecimento à comunidade acerca das boas práticas ligadas ao manejo adequado dos resíduos domésticos tem sido, nos últimos anos, uma preocupação constante da Prefeitura de Aracaju. Nesta perspectiva, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vem executando, semanalmente, visitas pontuais a diversos bairros da capital, ampliando o trabalho conjunto com a população, a partir, principalmente, de um diálogo edificante e contínuo. 

A cada residência e estabelecimento atendido, orientações para melhor acomodação do lixo, separação dos itens recicláveis, além de atividades prestadas regularmente pela Emsurb, são prontamente repassadas à população. Seguindo planejamento anteposto pela Diretoria de Operações (Dirop), nesta quinta-feira, 10, as equipes percorrem os conjuntos Santa Lúcia e Sol Nascente, em um roteiro que, até o fim da semana, contemplará todo o bairro Jabotiana. 

“Mesmo com as iniciativas empreendidas pelo poder municipal no âmbito do descarte irregular, o comportamento da sociedade, diante do trato com o lixo, é algo inteiramente significativo para que sejam gerados bons resultados. Assim, este é um trabalho de esclarecimento frequente dentro do cronograma, indo a todos os pontos da cidade, mas, lógico, priorizando aquelas regiões em que há um índice elevado desse tipo de situação”, explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

Reconhecimento 

Foi da porta de sua residência, no conjunto Sol Nascente, que Fernanda de Jesus ouviu atentamente as explicações dos educadores e reconheceu a importância do projeto. A correta disposição de objetos perfurocortantes junto ao lixo domiciliar esteve entre os ensinamentos repassados pela equipe à dona de casa. 

“Esta não é a primeira vez que os meninos passam por aqui, o que eu acho até interessante porque, no dia a dia, a gente acaba esquecendo de algumas coisas. Acredito que essa é uma iniciativa bem positiva, tanto para o meio ambiente, quanto para a proteção dos agentes que fazem a coleta, para que não venham a se machucar”, comenta Fernanda, acrescentando que costuma fazer a separação do que pode ser reciclado. 

As pertinentes recomendações também foram recebidas por Aristóteles Nascimento, morador que reside há pouco tempo no bairro Jabotiana, mas já mantém o hábito de acomodar os resíduos de casa da maneira correta. 

“Gostei muito de ouvir as explicações, o que acredito ser importante, principalmente, por ainda haver muitos sem a devida consciência, deixando o lixo de qualquer forma”, considera Aristóteles. 

Além da visita dos educadores ambientais, outras ações para limpeza e conservação dos espaços públicos, em todo bairro Jabotiana, foram lembradas e elogiadas por Ronaldo de Oliveira, morador da região há cerca de três décadas. 

“É um trabalho muito importante que chega até a gente. Eu procuro, por exemplo, colocar o lixo pra fora somente na hora do caminhão passar, pois já evita transtornos. Nos outros serviços, também não tenho do que reclamar. Recentemente, presenciei agentes da Emsurb trabalhando por aqui, e isso mostra que a Prefeitura está sempre presente”, afirma Ronaldo. 

Cronograma

Conforme informações da Dirop, neste ano, o trabalho das equipes de Educação Ambiental da Emsurb chegou a 100% dos bairros da capital. Dando sequência ao planejamento, a partir da próxima semana, o trabalho de sensibilização e elucidação será realizado entre os comerciantes e residentes da Avenida Euclides Figueiredo, região Norte da capital, localidade que, segundo a diretoria, registra um alto índice de descarte inapropriado.