Saúde de Aracaju realiza seminário alusivo aos reflexos gerados pela covid-19

Saúde
11/11/2022 14h33

Com o objetivo de atualizar os profissionais das redes de saúde do município, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta sexta-feira, 11, seminário intitulado “Múltiplos reflexos gerados pela pandemia da covid-19”, no auditório da Uninassau.

De acordo com a coordenadora do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), Tácia Suane Martins, o evento teve a finalidade de partilhar e dialogar sobre os reflexos da pandemia. “O medo de contrair a doença, a morte de muitas pessoas, o desafios que foram enfrentados com o isolamento e as consequências nas relações interpessoais, tudo isso afetou a saúde mental de muitas pessoas e causou uma série de reflexões sobre o sentido da vida, que nunca foi tão objeto de reflexão e profundas meditações como no contexto da pandemia”, explica.
 
O primeiro palestrante foi o médico da Rede de Atenção Primária (Reap), Alexandre Cardoso, que falou sobre relatos de experiência da covid. Outro palestrante foi o psicólogo e coordenador do Programa Redução de Danos da SMS, Robert do Carmo, que abordou o tema "Saúde Mental e aspectos psicossociais no pós-covid".

“É inegável os efeitos psicossociais que a pandemia e suas medidas de distanciamento social provocaram entre as mais diversas pessoas e instituições. Para além de pensar em atitudes individuais, meu convite hoje é para que possamos repensar no modo como temos vivido socialmente. Não existe hora, estamos todos interconectados”, enfatiza Robert. 

O professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Diego Moura Tanajura, falou sobre saúde, ciência e sociedade no enfrentamento da pandemia da covid-19. “Reafirmamos o papel da ciência, da saúde e da população no enfrentamento à pandemia, com o foco maior na questão das vacinas e como elas foram desenvolvidas. Sabemos que ainda tem muitas mentiras sobre o assunto, por isso, desconstruímos este tipo de falácia e mostramos como as vacinas surgiram, como elas foram testadas, e que elas são seguras”, orienta.

Ainda durante o seminário, a enfermeira da Rede de Atenção Primária e com atuação no ambulatório de endocrinologia do Cemar, Elenalda Ferreira, palestrou sobre a visão do enfermeiro na assistência ao paciente pós-covid. O evento foi finalizado com a palestra do coordenador médico da Rede de Atenção Primária, diretor do Hospital da Criança e Coordenador Médico da Pediatria do HPP-Fernando Franco, William Fernando Nicolau Barcelos, que falou sobre as sequelas pós-covid, desafios e cuidados.

“Foi um evento muito importante para a SMS, falamos sobre as dificuldades que os pacientes pós-covid podem encontrar no tratamento das sequelas. Chamamos a atenção dos profissionais para essa importância porque, mesmo conseguindo desenvolver as vacinas e diminuindo a infecção, as sequelas podem permanecer por muito tempo”, afirma William.