Primeira semana de Saese tem alta frequência dos alunos da rede municipal

Educação
11/11/2022 16h48

Desde o último dia 7, alunos do 2°, do 5 ° e do 9° ano da rede municipal de ensino de Aracaju estão participando do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese). Durante a semana, as escolas participantes têm registrado alta frequência dos estudantes, o que é importante para contabilizar o resultado final e medir o nível da aprendizagem.

Semanas antes do início das avaliações, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizou uma grande articulação, envolvendo técnicos, escolas e famílias para garantir a presença do aluno na escola no dia da prova.

“O sucesso que tem se materializado, hoje, nas ações de coordenação da avaliação Saese, é antecedido por uma série de articulações, por uma série de planejamentos que envolvem absolutamente todos os setores da Semed. Esse momento de prova é, na verdade, uma consequência de todo o caminho que foi traçado pela Secretaria durante o ano letivo de 2022. É importante frisar, também, que estamos inaugurando um momento muito bonito na nossa rede, que é a participação efetiva das famílias aracajuanas que têm seus filhos matriculados nas nossas escolas. Mães, pais e demais responsáveis por essas crianças atenderam o chamamento da Secretaria e tivemos essa alta frequência de alunos. Então, para além dessa articulação interna na Semed, entre setores administrativos e operacionais, as escolas também tiveram um papel fundamental nesse trabalho”, afirma o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

O Saese é uma avaliação realizada pelo Governo de Sergipe e é aplicada, anualmente, em todas as escolas públicas do estado com o objetivo de aferir os níveis de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática das escolas. O resultado obtido nas avaliações é um dos indicadores para gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese).

Para gerar uma nota para a escola, é necessário que a unidade registre, no mínimo, 80% de frequência dos alunos durante a prova. Em Aracaju, até o momento, 41 escolas já realizaram a avaliação e todas atingiram a porcentagem necessária.

“Durante toda a semana o resultado tem sido excelente. As escolas estão com percentuais significativos, acima daquilo que é o mínimo esperado para cada ano/série, com desempenho, na maioria das vezes, superior a 90% e chegando a 100%. E uma avaliação que atinge a totalidade dos alunos, traduz um resultado ainda mais efetivo para as ações da rede. Tudo isso é resultado de um esforço articulado: professores mobilizados, fazendo acompanhamento da frequência diariamente; coordenações pedagógicas trabalhando no monitoramento e no diálogo com as famílias; os pais motivados; o apoio com o carro de som nas comunidades, Todo esse envolvimento tem gerado o resultado observado durante toda a semana”, explica o diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes.

Técnicos do Departamento de Educação Básica (DEB) fizeram visitas nas escolas em prova durante toda a semana, para garantir que a avaliação fosse realizada com maior êxito e sem intercorrências. Além disto, a Semed realizou busca ativa dos alunos que não compareçam às avaliações, disponibilizando carros para, se necessário, levá-los até sua unidade de ensino, além de alterar o horário da alimentação escolar, para que os estudantes se alimentassem antes da prova.

“Caminhamos para ter, neste ano, a melhor participação de alunos em avaliações externas da história da rede municipal em 22 anos, que é o período em que temos avaliações em larga escala. Isso acontece graças a esse trabalho coletivo. O balanço desta primeira semana é excelente em termos de participação, de engajamento das escolas, de engajamento das famílias. Todos estiveram realmente muito focados na realização das avaliações e na garantia de que este resultado traduza a realidade da nossa rede”, complementa Evilson.

Trabalho coletivo

Mais de 20 técnicos da Semed estiveram envolvidos diretamente com a avaliação Saese, antes e durante a semana de provas, entre servidores da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef), do Call Center da Educação e motoristas, monitorando a frequência dos alunos e realizando busca ativa.

“Esse trabalho de monitoramento de frequência e ligação para as famílias é feito no decorrer do ano, mas as ligações foram intensificadas, agora. Durante as provas, uma ou duas pessoas do DEB ia até a escola para acompanhar, apoiar e dar suporte. As ações foram intensificadas durante o Saese, mas em todo o ano a Semed está presente nas escolas, pois somos uma rede, estamos todos juntos com o mesmo objetivo, que é o de educar nossas crianças, jovens e adultos”, ressalta a assessora da Coef, Jamilly Menezes.

O último dia de provas para a rede municipal de ensino será na próxima quinta-feira, 17, com avaliações nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Anísio Teixeira, José Conrado de Araújo e Presidente Tancredo Neves.