Prefeitura capacita profissionais para aprimorar atendimento odontológico

Saúde
11/11/2022 17h18

Para aprimorar ainda mais a assistência odontológica da rede de atenção primária, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta sexta-feira, 11, capacitação para odontólogos e auxiliares em saúde bucal, sobre atendimentos de urgência nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e atendimento domiciliar. O encontro ocorreu em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO/SE), que cedeu o espaço para a realização do evento.

A coordenadora em Saúde Bucal da SMS, Gilmara Barreto reforça que a ação reflete positivamente na assistência. “Capacitar é importante, pois, assim, oferecemos um serviço de qualidade com profissionais atualizados para lidar com as demandas. Pensando na assistência, as equipes foram divididas em dois turnos para que todos pudessem participar”, explica.

Um dos palestrantes foi o cirurgião-dentista Tito Marcel, que faz parte da equipe da UBS Augusto Franco.

“Foi mais uma oportunidade para troca de experiências, além de discussões sobre como lidar com situações de urgência e emergência que chegam nas UBSs, atendimento domiciliar e de que forma a odontologia chega para somar nesse cuidado ao nosso usuário”, relata Tito.

Atendimento na UBS

A Saúde de Aracaju oferece diversos serviços odontológicos adulto e pediátrico, a exemplo de extração, restauração, limpeza, orientações em saúde bucal entre outros. Para agendar, o usuário pode buscar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS), de segunda a sexta, das 7h às 17h ou entrar em contato por meio do 0800 729 3534, opção 7, também de segunda a sexta, das 7h às 17h. O serviço também pode ser agendado pelo Portal da Saúde .

Atuando na UBS José Quintiliano, a cirurgiã-dentista Liciane dos Santos reforçou a importância da educação em saúde bucal.

“As temáticas fazem parte do nosso cotidiano, mas não impedem que estejamos sempre reciclando conhecimento, sempre com o objetivo de agregar. Outro ponto importante a ressaltar é a importância da educação em saúde bucal e a intensificação do trabalho preventivo”, comenta Liciane.

A auxiliar em Saúde Bucal da UBS Renato Mazze Lucas, Daniele Carvalho, também aprovou a capacitação. “Serviu para reiterar a ideia de trabalho integrado e fez com que pensássemos na construção do que vamos oferecer ao usuário e fortaleceu o diálogo”, conta.

Atendimento domiciliar

Para o usuário que necessita de atendimento odontológico domiciliar, um familiar ou responsável pode entrar em contato com a unidade de referência para fazer a solicitação, que também pode ser sinalizada pelo assistente social ou agente comunitário de saúde, como comenta a coordenadora Gilmara Barreto.

“Esse é um trabalho que já vem sendo realizado pela rede e as visitas podem ser agendadas, para que a equipe visite esse paciente, que pode estar acamado, idoso com dificuldade de locomoção, puérperas entre outras situações que podem ser avaliadas”, afirma a coordenadora.

Urgência odontológica

Os atendimentos de urgência ocorrem de segunda a sexta, das 7h às 17h nas UBSs e, após esse horário, das 19h às 7h , no Centro de Especialidade Odontológica (CEO) localizado na rua Carlos Pereira de Melo, 450, no bairro Farolândia e aos finais de semana e feriados, em regime de plantão 24h.

Parceria

A capacitação dos odontólogos e ASBs foi realizada em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe e, de acordo com a presidente do Conselho, Anna Tereza Lima, a ação foi fundamental.

“O Conselho tem todo interesse em abrir as portas para a classe quando a intenção é capacitar os profissionais, para um melhor atendimento à população. A nossa principal função é fiscalizar o exercício profissional e eu vejo que  capacitação é uma forma da gente manter sempre o trabalho sendo executado da melhor forma possível, então todos serão sempre bem-vindos e esperamos realizar outros encontros”, afirma Anna.