Merendeiros são capacitados sobre boas práticas na manipulação e preparo de alimentos

Educação
12/11/2022 12h37

Cerca de 150 profissionais que atuam como merendeiros nas escolas municipais de Aracaju participaram, neste sábado, 12, de uma formação sobre boas práticas de manipulação e de preparo de alimentos. A formação foi realizada pela empresa VBX Refeições Coletivas, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

A formação abordou temas como alimentação escolar adequada e segura, doenças transmitidas por alimentos, boas práticas na produção de alimentos, higiene do ambiente e dos equipamentos e utensílios, controle de estoque e armazenamento, descongelamento, coleta de amostra, preparo e distribuição, entre outros.

“A Semed participa auxiliando, principalmente, nos temas que são necessários para serem abordados. A formação é uma obrigatoriedade prevista em contrato com a empresa fornecedora e também está prevista em legislações do FNDE, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Apesar de o cardápio vir dos nutricionistas, são os merendeiros que estão na linha de frente, que fazem com que os cardápios sejam executados. Por isso, são profissionais essenciais”, destaca a coordenadora de alimentação escolar da Semed, Larissa Coelho.

As orientações e fiscalizações nas cozinhas das escolas municipais acontecem diariamente, feitas tanto pelas nutricionistas da VBX, quanto pelas da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Semed (Coae). Além disso, as formações são realizadas semestralmente, como explica o gerente de contratos da VBX, Joan Brandão.

“Trabalhamos em conjunto com a Coae e, junto com as resoluções, definimos os temas a serem trabalhados nas formações para garantir essa qualidade e segurança na alimentação da escola. Apesar de fazermos o treinamento semestralmente e muitas colaboradoras já conhecerem as práticas, é importante também para se atualizarem e também para as novas colaboradoras que chegaram neste ano”, explica Joan.

A merendeira Carla Cilene Oliveira trabalha na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ágape, mas já atuou em diversas outras unidades da rede e participou de outras formações anteriormente. Ela reforça a importância de participar dos treinamentos para desenvolver um trabalho qualificado no dia a dia.

“Mesmo a gente já adotando boas práticas no dia a dia, é importante participar porque sempre tem algo novo para aprender. A gente refresca aquilo que já sabe e também tira dúvidas, porque cada escola tem as suas particularidades, então, tiramos as dúvidas mais específicas e ajudamos as colegas a tirarem as dúvidas também”, conta Carla.