Gestores da Saúde participam de treinamento para aplicação da Pfizer Baby

Saúde
14/11/2022 11h46

Nesta segunda-feira, 14, gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju participaram de treinamento online realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para os municípios sobre as técnicas de diluição, aplicação e armazenamento da vacina Pfizer Baby, de 6 meses a 2 anos.
 
Na próxima quarta-feira, dia 16, a SMS realizará atualização para todos os profissionais que atuam nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e definirá cronograma de vacinação para o público-alvo do imunizante.

A SES replicou o treinamento recebido virtualmente do Ministério da Saúde (MS) para os 75 municípios. Além disso, o órgão informou que ainda esta semana irá enviar as doses. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização de Aracaju, Larissa Ribeiro, o novo imunizante será aplicado, a princípio, em crianças de 6 meses a 2 anos  com comorbidade.

“O esquema vacinal da Pfizer Baby é diferente e contempla três doses. Aplicamos a primeira dose, depois disso, com intervalo de 28 dias, fazemos a segunda dose. Da segunda para a terceira dose o intervalo é de 56 dias. E o quantitativo de vacina que receberemos pela SES deverá ser dividido por três, com a primeira, segunda e terceira dose”, explica.

Capacitação

Ainda segundo Larissa, depois da capacitação online e do recebimento das doses, a SMS divulgará cronograma de imunização nas UBSs e pontos de vacinação. É preciso reforçar que a vacinação é segura, e os pais ou responsáveis devem levar suas crianças para se imunizar. 

“É fundamental que nossas equipes de imunização estejam atualizadas com as novas orientações, recomendações de armazenamento e aplicação dessa vacina, para que assim que as doses sejam enviadas pela SES para o nosso município, já possam ser aplicadas. É uma vacina nova, tem embalagem diferente, com tampa de cor vinho, e uma diluição também diferente. O volume é diferente da aplicação que utilizamos no adulto”, enfatiza.