Atividade física e alimentação saudável auxiliam no tratamento do diabetes

Saúde
14/11/2022 14h33

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado nesta segunda-feira, 14, e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Mundial da Saúde (SMS), alerta a população sobre os riscos, as complicações e, principalmente, como prevenir a doença realizando atividades físicas e mantendo uma alimentação saudável. 

A diabetes pode surgir de duas formas: tipo 1 e tipo 2. A primeira é quando o sistema imunológico do corpo destrói as células que produzem insulina e surge, geralmente, na infância ou adolescência. Já o diabetes tipo 2 (mais comum que o tipo 1) é quando o corpo não produz insulina suficiente e está diretamente associada ao sobrepeso, sedentarismo, obesidade e hábitos alimentares inadequados.

De acordo com a nutricionista e referência técnica da SMS, Vanessa Barreto, a diabetes tipo 2 é a que tem prevalecido nos índices e tem atingido todas as idades, incluindo o adulto jovem. 

“A questão da alimentação inadequada e da obesidade estão ligadas ao estilo de vida moderno, e é o que está aumentando a prevalência do diabetes. A alimentação ruim, associada com a pouca prática de atividade física, só faz aumentar o risco da doença”, explica Vanessa. 

Ainda segundo a nutricionista, qualquer pessoa pode desenvolver o diabetes, porém, existem grupos de risco em que a probabilidade de surgimento da doença é maior. São pessoas com histórico familiar, que estão acima do peso, têm mais de 40 anos e não possuem hábitos de alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos. Neste sentido, o trabalho de prevenção realizado pela SMS atinge toda a população, pertencente ou não aos grupos de risco.

Cuidados com a alimentação

A alimentação saudável está entre os pilares de prevenção do diabetes, destaca a nutricionista. “A alimentação do diabético deve ser, principalmente, restrita dos carboidratos refinados, os produtos industrializados. É preferível que se consuma os carboidratos integrais, lembrando sempre de adotar uma alimentação mais saudável possível, rica em frutas, legumes e verduras. O açúcar deve ser eliminado do cardápio e mesmo o uso do adoçante deve ser moderado. O excesso nas quantidades é muito prejudicial. Em casos onde a glicemia está alterada, é preferível consumir frutas mais cítricas, com menos carboidratos. O mesmo vale para o consumo de raízes e batata”, orienta Vanessa Barreto.

Programa Academia da Cidade

Os profissionais que estão em contato direto com o usuário nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm o papel de orientar e prevenir, principalmente no que se refere à melhora na alimentação. 

De acordo com o coordenador do Programa Academia da Cidade (PAC), Walter Igor dos Santos, a SMS desenvolve ações para estimular a prática regular de atividade física, sempre trabalhando a prevenção, a exemplo do que ocorre nas aulas do PAC.

“A prática regular de atividade física desenvolve diversos benefícios, como controle de peso, melhoria da saúde, da qualidade de vida, humor, disposição, interação com outras pessoas e com o ambiente, tudo contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo e diminuindo a mortalidade por diversas doenças crônicas”, reforça Walter. 

Polos ativos do PAC e inscrição

No momento, estão ativos 12 polos da Academia da Cidade, com aulas presenciais na Uninassau e nos bairros Santa Maria, Jabotiana, América, Farolândia, 18 do Forte, Ponto Novo, Santos Dumont, Bugio, Cirurgia, Industrial e Luzia.

“O cidadão que quiser participar do PAC precisa comparecer a um dos polos, munido do seu cartão do SUS, número de prontuário eletrônico, que consegue na UBS do bairro, e comprovante de residência. Por ser demanda espontânea, um dos educadores físicos fará uma entrevista avaliativa realizada pelo profissional. Antes da formalização da inscrição, o usuário passa por uma avaliação das condições de saúde e se for identificado algum problema, o usuário é encaminhado para sua Unidade de referência, mas, caso não apresente restrições, a pessoa estará apta a iniciar as atividades”, detalha o coordenador.