Relações interpessoais é tema de formação para secretários escolares

Educação
16/11/2022 12h15

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu continuidade, nesta quarta-feira, 12, à formação continuada de secretários escolares. A palestra da vez teve como tema “As relações interpessoais, lidando com o outro”. Os encontros de formação têm ocorrido durante o ano de 2022 com diferentes temáticas.

"Em um primeiro momento, discutimos sobre o compromisso de gestão e, neste, iremos nos aprofundar no tema de relações interpessoais, trabalhando essa relação do secretário com a sua equipe escolar”, afirma o diretor do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada, Williams Santos.

O encontro ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas e foi ministrado pelas palestrantes e psicólogas da Coordenadoria de Políticas Educacionais Para a Diversidade da Semed (Coped), Alaine Vieira e Larissa Aragão.

“Quando o tema desta formação chegou para a gente, a primeira coisa que pensamos foi que os secretários também são pessoas que estão na frente da liderança de gestão. Eles lidam tanto com os alunos, quanto com a gestão escolar, formando uma ponte para essa conexão. As relações interpessoais facilitam o trabalho, com firmeza, empatia e cordialidade, lembrando sempre da ética e do cuidado com o outro”, destaca a psicóloga Larissa Aragão.

"É importante desenvolver a habilidade das relações porque os secretários lidam também com os pais de alunos. Sabemos que, no dia a dia nas escolas, os profissionais necessitam de um aperfeiçoamento para o contato com o público, então desenvolver a escuta, saber ouvir e entender é de suma importância, pois tudo começa pelo diálogo. A partir desses pilares, quando a habilidade das relações interpessoais é desenvolvida, auxilia o trabalho de toda a gestão escolar", complementa a psicóloga Alaine Vieira.

Williams Santos ressalta, ainda, a importância das formações para a gestão da Semed.
 
"Por fazer parte do nosso compromisso de gestão, temos o objetivo de formar secretários, coordenadores e diretores de escolas com qualificação. Neste caso, queremos otimizar o trabalho do secretário para que as coisas possam fluir de forma adequada dentro do ambiente escolar. No decorrer dos próximos meses, em novembro, dezembro e janeiro, outras palestras serão ministradas, trazendo discussões sobre outras temáticas", salienta Williams.