Ecopontos contribuem para o desenvolvimento sustentável de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
22/11/2022 07h01
Início > Noticias > 97880

Como parte da política municipal de desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Aracaju tem investido na construção de Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos, os ecopontos.

Atualmente, seis unidades funcionam na capital, de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h, nos bairros Industrial, Coroa do Meio, Santos Dumont, 17 de Março, Inácio Barbosa e Ponto Novo.

O ecoponto é um local para descarte voluntário. Isso significa que qualquer cidadão pode levar os resíduos do lixo doméstico seco, como plástico, papelão, vidro e ferro; descartes eletrônicos; pequenos volumes de descarte de construção; além de móveis velhos, pneus e podas de árvores.

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, explica que a construção dos ecopontos faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. A previsão, até o final de 2024, salienta ele, é que a capital conte com 18 estações para recolhimento de resíduos.

“Os ecopontos foram projetados e construídos em locais estratégicos, para atender a todas as regiões da cidade. As estações facilitam o recebimento dos resíduos, eliminando os pontos de descarte irregular de lixo e, consequentemente, protegendo o meio ambiente e a população”, enfatiza Luiz Roberto.

Os rejeitos descartados nos ecopontos são enviados para as cooperativas parceiras do município: Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores) e Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE). Já os resíduos de construção civil são destinados para uma unidade de processamento específica para isso.

Confira abaixo a localização dos ecopontos:

- Ecoponto do bairro Industrial - esquina com a Rua Julieta Pereira Alves e Av. Confiança;
- Ecoponto da Coroa do Meio - rua jornalista João Batista de Santanna, 2618;
- Ecoponto do Santos Dumont - rua Jane Bonfim, S/N;
- Ecoponto do17 de Março - rua vereador Manoel Nunes Resende, S/N;
- Ecoponto do Inácio Barbosa - rua Júpiter, S/N;
- Ecoponto do Ponto Novo - na rua Massaranduba, S/N.