Alunos da rede municipal participam de vivência artística e exposição

Agência Aracaju de Notícias
17/11/2022 14h20

Um dos principais papéis da arte na educação é fomentar a criatividade e a imaginação, além de possibilitar que as pessoas possam se expressar. Foi com essa intenção que o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Responsabilidade Social (JCPM), em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, realizou dois projetos artísticos envolvendo alunos de ambas as instituições, que resultaram nas exposições ‘Jardins em Cores’, no Shopping Jardins, com pinturas de aquarela, e ‘Arte no Deck’, no Shopping Riomar, com arte em grafite.

A coordenadora pedagógica da Emef JK, Maria de Fátima Viana, destaca que essa parceria ampliou ainda mais o trabalho que já vem sendo realizado na unidade de ensino.

“A escola incentiva a arte e já temos aqui um trabalho realizado por um dos nossos professores, com aulas de desenho todas as quintas-feiras, e o Instituto abrangeu ainda mais por meio destas oficinas de arte com nossos alunos. A arte é tudo. Ela transforma, trabalha os nossos sentimentos, sempre para o melhor. Já tive a oportunidade de ser professora de artes e era maravilhoso desenvolver e fazer com que os alunos trouxessem todas as habilidades artísticas que eles têm na área da música, da dança, das artes plásticas, pinturas, desenhos. Não podemos abandonar jamais a arte na nossa escola. A arte e o esporte salvam vidas”, afirma a coordenadora pedagógica. 

De acordo com a coordenadora de Projetos Sociais do Instituto, Paula Libório, a parceria com a Emef JK se deu não só pelo fato de a instituição de ensino estar em uma área de abrangência, próxima aos shoppings, mas também por se tratar de uma unidade que carrega a arte em seu ‘DNA’ e, enquanto escola municipal, assume o papel social e a responsabilidade com a comunidade.

"Entendemos que nós, enquanto projeto social do grupo JCPM, somos parceiros destas instituições que estão diretamente envolvidas com a comunidade. Nessa escola municipal, já existe uma pegada artística muito forte e entendemos que essa parceria com o Instituto JCPM, através da arte, seria muito frutífera. Investimos na arte como uma linguagem necessária para os jovens, para que eles pudessem ter outro mergulho na subjetividade, como forma de se reinventar, sobretudo no pós-pandemia”, destaca Paula. 

Jardins em cores

O projeto realizado no Shopping Jardins também faz parte de uma homenagem ao estabelecimento, pelo aniversário de 25 anos, comemorado no dia 20 de novembro. Lá, foi realizada uma vivência, sob a curadoria de dois artistas plásticos, os professores Milton Coelho e Alexandre Lima, envolvendo 28 alunos, entre estudantes da Emef JK e integrantes do JCPM, que resultou em um espetáculo de cores, formas e criatividade que retrata diferentes olhares e sentimentos sobre o shopping.

Ao todo, 11 desenhos produzidos pelos estudantes com técnicas de pintura como a aquarela foram selecionados para a exposição. 

Para a aluna do 8º ano da Emef JK, Lissia Quitéria Almeida, de 14 anos, participar da vivência foi, além de gratificante, uma oportunidade de aprender novas técnicas de pintura e desenho. 

"Gostei muito da experiência porque aprendi muitas coisas novas e pude socializar com outras pessoas da minha idade e saber que outras pessoas têm o mesmo talento que eu. Também gostei muito porque pude ver novos traços e aprender novas coisas e muitas coisas bonitas. Fiquei feliz em saber que meu desenho está ali e minha família pode vê-lo exposto. Geralmente, quando eu faço um desenho, faço da minha cabeça, não pego dica ou esboço. Eles me deram o tema e eu fiz com tinta guache, que eles deram. Não imaginei que dava para fazer aquilo com tinta guache, mas deu certo e eu amei o resultado", avalia a estudante.

A mostra de arte acontece em frente ao Rei do Mate, próximo à Portaria G1, e ficará exposta até o dia 19 de novembro. 

Além de apreciar as artes, o público pode votar na obra preferida, acessando o QR Code disponível no local. Os autores das três mais votadas serão premiados pelo Shopping Jardins e o IJCPM.

Projeto Arte no Deck

A outra intervenção artística realizada pelo Instituto JCPM e pela Emef JK aconteceu no RioMar Aracaju, com a realização do Projeto ‘Arte no Deck’, que resultou em uma roupagem artística e instagramável através do grafite nas escadarias localizadas no estacionamento coberto do shopping.

A primeira etapa do processo aconteceu em julho, na Emef JK, com uma oficina de grafite promovida pelo Instituto. As aulas, entre teóricas e práticas, foram ministradas pelo artista visual Dom Kobe e tiveram duração de mais de 10 horas. Cerca de 11 alunos do Instituto e da Emef JK, com idades entre 13 e 19 anos, participaram da ação.

Em um segundo momento, os alunos que se destacaram na oficina foram convidados para conhecer o local onde os painéis seriam grafitados e participar de uma aula prática. Sob orientação de Dom Kobe, os jovens puderam imprimir nas paredes do espaço algumas expressões artísticas, trazendo como temática o folclore, a natureza e pontos turísticos sergipanos, transformando um ambiente que antes servia apenas como uma opção de acesso para os frequentadores do estabelecimento, em um espaço onde a arte e a sergipanidade passaram a fazer parte do cenário.