Escola municipal realiza 4ª edição do Festival de Cultura Corporal

Educação
17/11/2022 12h55

Durante esta semana, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, localizada no Lamarão, realiza a quarta edição do Festival de Cultura Corporal. A abertura do evento ocorreu no dia 16 e seguirá até o dia 19. A ação é uma iniciativa da Emef para aplicar na prática o conhecimento adquirido pelos alunos na Educação Física e conta com diversas modalidades de atividades, físicas e intelectuais, realizadas pelos estudantes do 1° ao 5° ano.

“O Festival trabalha a saúde, a prática dos exercícios físicos e mentais dos nossos alunos. Além das atividades físicas, como cabo de guerra, boliche e circuito, temos, também, os jogos de mesa como xadrez, jogo da memória e dominó, que incentivam o desenvolvimento intelectual das crianças. As atividades foram adaptadas para cada faixa etária que participou do evento", afirma a diretora da Emef, Delma Araujo de Oliveira.

Unindo o momento de aprendizado com a proximidade da Copa do Mundo de 2022, a abertura contou com a participação ativa dos alunos, quando cada turma foi responsável pela pesquisa de um país que participará da Copa. Os alunos também desfilaram com a bandeira do país designado à sua turma e apresentaram suas pesquisas. 

As atividades contam como avaliação do componente Educação Física, sendo monitoradas pelos professores.

“O evento está em sua quarta edição e vem sendo aprimorado a cada ano. Esta é uma iniciativa para avaliar os alunos de uma maneira diferente, em que eles têm a oportunidade de mostrar tudo o que aprenderam durante o ano letivo sobre jogos, danças e outros conhecimentos. As atividades foram selecionadas e adaptadas para cada turma. Os alunos estão muito animados, pois passaram a semana pesquisando sobre os países e produzindo suas apresentações, deste modo eles se sentem protagonistas dentro da aprendizagem e mostram o papel da educação física para a comunidade escolar”, ressalta a professora Marlucia Pereira.

“Ontem, desfilamos e, hoje, estamos fazendo várias atividades. Já brinquei de corda, bola e estou gostando muito”, relata a aluna, Aline da Costa Pereira.