Em seis meses, Programa Ver a Vida realizou 55 mil procedimentos

Saúde
17/11/2022 14h57

Iniciado em abril de 2022 pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o programa Ver a Vida está completando seis meses de funcionamento e já executou 55.282 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, proporcionando uma melhora na qualidade de vida da população aracajuana. 

De acordo com a assessora técnica da Diretoria de Inteligência em Saúde da SMS, Chenya Coutinho, o programa foi criado com o objetivo de reduzir o tempo de espera das filas de procedimentos oftalmológicos. “Visa, ainda, alertar sobre a importância do cuidado ocular, evitando que doenças como catarata e glaucoma avancem para quadros de cegueira. Nestes seis meses de funcionamento do programa, já foram realizados 55.282 procedimentos, reduzindo a fila de espera e impactando positivamente a qualidade do SUS, em Aracaju”, frisa. 

Acesso

Os atendimentos são realizados em carretas que estão instaladas no estacionamento do Aracaju Parque Shopping e, para ter acesso ao serviço e realizar consultas e cirurgias, é necessário o encaminhamento pela Unidade Básica de Saúde (UBS).

“Com o encaminhamento médico em mãos, o usuário deverá se dirigir à sua Unidade Básica de Saúde de referência e dar entrada na solicitação via sistema de regulação. O Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação de Aracaju [Nucar] realiza agendamento obedecendo a critérios de classificação pré-estabelecidos. O usuário deve estar atento para verificar se sua consulta ou exame já foram liberados, devendo comparecer a UBS para buscar o agendamento. Com este agendamento em mãos, o usuário deve atentar para a data e comparecer no dia agendado”, orienta Chenya. 

Ainda segundo assessora, a fila de consulta antes do programa era de 13.234 pessoas. Já foram agendadas 13.811 e executadas 11.263 consultas e um absenteísmo médio de 18,4%. “A média mensal de entrada de solicitações de consultas, de janeiro a setembro, foi de 3.755 novas solicitações. A fila atual para consulta é de 4.999 pessoas, com uma redução de 62% da fila. E o tempo médio de espera reduziu em 83%, sendo de 287 dias para 48 dias”, salienta. 

Exames e cirurgias

No exame de Biometria Ultrassônica houve uma redução de 87% da fila de espera (em abril haviam 2.189 pessoas, em outubro somente 286 pessoas), com uma redução do tempo de espera em 49% (de 258 dias para 132 dias). Já para o Teste de Provocação de Glaucoma, houve uma redução de 90% na fila de espera (caindo de 115 para 12 pessoas), e uma redução do tempo de espera em 54% (de 98 para 45 dias).

“Na cirurgia, como a exerese de calázio, reduzimos em 94% da fila, com um tempo de espera inferior a 30 dias. Já na cirurgia de Capsulotomia a Yag Laser, reduzimos a fila em 76%; e zeramos a fila de cirurgias de exérese de tumor de conjuntiva, e de iridotomia a laser. O programa Ver a Vida segue em funcionamento, com previsão contratual até março de 2023”, destaca a assessora.