Prefeitura dá continuidade aos atendimentos para regularização fundiária

Assistência Social e Cidadania
17/11/2022 17h14

A Prefeitura de Aracaju segue realizando os atendimentos às famílias do conjunto Vitória da Resistência e do bairro 17 de Março para a regularização fundiária.

O projeto está sendo realizado pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social.

Até o dia 25 de novembro, a Diretoria de Gestão Social da Habitação realiza o cadastramento de famílias que não foram encontradas durante as visitas das equipes técnicas, como explica a coordenadora de Políticas de Transferência de Renda, Yolanda Oliveira.
 
"Aquelas famílias que não foram encontradas em casa quando foi feito o cadastramento in loco, estão vindo fazer esse atendimento. Já realizamos os atendimentos das famílias do Vitória da Resistência e, desde esta quarta-feira que estamos atendendo as famílias do bairro 17 de Março", afirma.

De acordo com Yolanda, o objetivo é fazer a regularização fundiária para a entrega da escritura, "do documento formal de pertencimento da sua casa".

"Para nossa surpresa temos atendido muitas famílias que são primeiras proprietárias das residências, bem como tem aquelas que venderam, possuem o recibo de compra e venda e estamos atualizando os cadastros com os nomes dessas pessoas. São mais de mil famílias que estamos atendendo desde o dia 8 e seguiremos até o dia 25", complementa ela.

A coordenadora de Gestão Social da Habitação, Mônica Ferreira, explica que os atendimentos foram divididos por etapas para um melhor conforto e comodidade das famílias, "principalmente devido à quantidade de famílias daquela região, para não sobrecarregar".

"As famílias que não estavam em casa, quando realizamos o cadastro in loco, receberam as notificações, com isso, elas procuram a Diretoria de Habitação, onde estão sendo atendidas para realizar todo o cadastro e receber o selo da Prefeitura que deve ser colocado em suas residências. Após todo esse processo eles receberão as escrituras", afirma. 

Para a pintora Flávia Regina Silva, esse é um momento de realização. "Eu morei de aluguel no Morro do Avião durante seis anos, daí ganhei minha casa no bairro 17 de Março, onde moro há dez anos. A Prefeitura dar as escrituras das casas pra gente é muito bom porque tem que pagar e a gente não tem condições e, às vezes, quando a pessoa quer vender não pode porque não tem o documento. O atendimento foi ótimo, tirei todas as minhas dúvidas e, agora, tenho a garantia de que a casa é minha, o documento nos dá essa garantia", afirma Flávia, feliz.

A dona de casa Lucimeire Correia Silva recebeu a notificação e buscou o atendimento na data agendada. Morando há 12 anos no bairro 17 de Março, ela se diz feliz e esperançosa.

"O atendimento na Habitação foi ótimo e rápido. Esperei 12 anos por esse momento e é muito bom, hoje, dizer que teremos o documento da nossa casa. Me sinto muito feliz porque agora sei que a minha casa tem um documento que garante que ela é minha", conta Lucineire.