Natal Iluminado: trânsito terá alterações na região do Centro

Transporte e Trânsito
18/11/2022 12h20

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que a partir deste sábado, 19, até o dia 6 de janeiro de 2023, o trânsito na região do Centro terá bloqueios diários devido à realização do Natal Iluminado. A medida é necessária para garantir a segurança da população que visitará a decoração natalina nas praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso.

Neste sábado, 19, acontece o acendimento das luzes do Natal Iluminado e o desfile da parada "Um Conto de Natal". O trânsito será bloqueado a partir das 17h no cruzamento das ruas Itabaiana com Maruim, e Propriá com Capela. O trânsito também ficará bloqueado na rua Itabaiana entre as travessas José de Faro e Benjamin Constant. A previsão é que às 22h o trânsito seja liberado.

Durante os 49 dias do evento Natal Iluminado, haverá bloqueios diários das 18h30 às 22h, no trecho da rua Itabaiana entre as travessas José de Faro e Benjamin Constant. Durante os finais de semana, nos sábados e domingos, também haverá bloqueios temporários nas ruas Itabaiana com Maruim, e Propriá com Capela, a partir das 17h, para a passagem da parada "Um conto de Natal".

O superintendente da SMTT, Renato Telles, explica que os bloqueios trarão mais segurança para as pessoas que visitarão o Natal Iluminado. "São muitas pessoas, principalmente crianças, que vão até as praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso visitar o Natal Iluminado e assistir os desfiles natalinos, e para a segurança do público, faremos os bloqueios diários de trânsito até janeiro de 2023, quando o evento será encerrado", explica.

Desvios
Durante toda a semana, a partir das 18h30, os condutores que transitam pela rua Itabaiana, sentido Centro, não poderão seguir adiante pela rua Itabaianinha. A orientação é que os condutores utilizem a rua de Lagarto para ir ao Centro.

Nos finais de semana, a partir das 17h, quando haverá bloqueios nas ruas Itabaiana com Maruim, e Propriá com Capela, a orientação é que o condutor acesse o Centro pela rua Lagarto, e se o destino do condutor que vier do Centro for a avenida Beira Mar, a rota alternativa é a avenida Barão de Maruim.

O diretor de trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, orienta a população a redobrar a atenção ao circular pela região do Centro, e adianta que agentes estarão no local para garantir a mobilidade urbana.

"Durante todos os dias teremos agentes na região, fazendo os bloqueios de trânsito. E durante os finais de semana, quando acontecem mais bloqueios por conta do desfile da parada natalina, serão feitas interdições e desvios temporários para garantir que todos possam desfrutar do Natal Iluminado com segurança", aponta. 

Ônibus
Por conta dos bloqueios no trânsito aos finais de semana, algumas linhas de ônibus terão os itinerários alterados. São elas:

Linhas
061 - Marcos Freire / Centro
031 - Eduardo Gomes / Centro via Des. Maynard
033 - Terminal Rodoviário / Centro via Des. Maynard
715 - Tijuquinha / Centro via Des. Maynard
032-1 - Tijuquinha/ Centro via Osvaldo Aranha 1
032-2 - Tijuquinha/ Centro via Osvaldo Aranha 2
034 - Terminal Rodiviário / Centro via Lourival Batista
606 - Parque São José / Centro
703 - Augusto Franco / Siqueira Campos
710 - Veneza / Centro via D.E.R

Itinerários
Linha 061 - Terminal Centro, Rua Capela, Rua Geru, Largo Esperanto, Rua Apulcro Mota, Av. Antônio Cabral, Av. Simeão Sobral, Terminal Mercado. 

Linhas 031, 033 e 715 - Terminal Centro, Rua Capela, Rua Geru, Praça General Valadão, Av. Rio Branco, Av. Ivo do Prado, Av. Barão de Maruim. 

Linhas 032-1, 032-2, 034, 606, 703 e 710 - Rua Laranjeiras, Rua Santo Amaro, Rua Geru, Largo Esperanto, Trav. João Quintiliano da Fonseca, Terminal Centro.

Natal Iluminado
O Natal Iluminado do Centro deste ano terá início neste sábado, dia 19, e se estenderá até o dia 6 de janeiro de 2023, totalizando 49 dias de evento. Ao todo, serão investidos R$ 3,3 milhões para a ornamentação, que contará com 5,5 milhões de pontos de luz para iluminar 336 árvores das praças Almirantes Barroso, Fausto Cardoso e Olímpio Campos, e decorar 250 peças que serão espalhadas pelos locais.

O evento, realizado pela Prefeitura em pareceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), conta também com programação musical e artística, com mais de 150 atrações, incluindo manifestações culturais, adaptadas à realidade da fantasia natalina. Outro ponto de destaque será, pela segunda vez, a parada "Um Sonho de Natal", com duração de 1h30, circulando entre as praças.