Rede municipal encerra participação no Saese com frequência recorde

Educação
18/11/2022 17h15

Com uma importante mobilização da Secretaria Municipal da Educação (Semed), das escolas e também das famílias, a rede municipal de ensino de Aracaju encerrou a participação no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) registrando 93,8% de participação dos estudantes, superando os 80% mínimos exigidos pela avaliação. Em termos de frequência, este é o melhor resultado de participações em provas externas de toda a história da rede.

As provas foram realizadas em 44 escolas municipais e participaram 6.223 estudantes do 2°, do 5° e 9° anos, entre os dias 7 e 17 de novembro. Para o secretário municipal da Educação de Aracaju, professor Ricardo Abreu, o comprometimento das famílias foi fundamental para este resultado.

“Eu gostaria de agradecer a todas as famílias dos alunos pelo engajamento e pela seriedade com a qual agiram conosco, cooperativamente, para garantir que a aplicação da prova Saese no nosso município fosse um sucesso. Essa prova foi a materialização mais concreta de que, quando se juntam famílias, Semed e escolas, em prol de um único objetivo, o resultado é sempre o sucesso”, comemora o secretário.

O Saese é uma avaliação realizada pelo Governo de Sergipe aplicada, anualmente, em todas as escolas públicas do estado com o objetivo de aferir os níveis de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos. O resultado obtido nas avaliações é um dos indicadores para gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese).
 
“A avaliação Saese foi um sucesso de participação em todas as escolas da rede e isso é um marco que precisa permanecer para cada dia letivo no decorrer do ano, para que os alunos consigam aprender da melhor maneira possível. Esse resultado é fruto do trabalho articulado de cada professor, diretor, coordenador pedagógico e de toda a equipe escolar, que se esforçaram e mobilizaram seus alunos, trabalharam no decorrer do ano letivo para que chegassem no dia da avaliação bem preparados. Graças a esse trabalho coletivo, a rede alcançou números excelentes”, destaca o diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes.

Nos dias de provas, técnicos do Departamento de Educação Básica (DEB) percorreram as unidades de ensino para garantir que a avaliação fosse realizada com maior êxito e também auxiliaram na busca ativa dos alunos. Carros da Semed foram colocados à disposição da escola para buscar alunos que tivessem dificuldade de chegar ao local. A Semed também ofertou lanche antes e depois da avaliação para os estudantes.

Acompanhamento
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Henrique Teixeira Lott, no bairro América, o diretor Gilson Correia Mariano conta que a equipe diretiva, junto com os professores, realizou uma grande mobilização para a frequência no Saese.

“O resultado da frequência dos alunos no Saese foi fruto de um acompanhamento que a gente já vem desenvolvendo ao longo dos meses. Diariamente fazemos esse acompanhamento e isso tem gerado uma preocupação das famílias para não deixarem seus filhos faltarem à escola. Nas duas semanas que antecederam o Saese, fizemos uma mobilização forte, tanto presencialmente, com os pais, como por nossas redes sociais”, conta o gestor.

No bairro Ponto Novo, a Emef Presidente Tancredo Neves entrou em contato com os pais e responsáveis pelos estudantes para conscientizar sobre a importância da participação na prova.

“Fizemos cartazes, divulgamos, mandamos cartas e ligamos para os pais. Com os alunos, além de motivá-los, fizemos simulados preparatórios. Nós sentimos uma mobilização a nível de município e isso também nos motivou”, ressalta o coordenador pedagógico Matias Batista.