Usuários da Assistência Social prestigiam partida de futebol americano em Aracaju

Assistência Social e Cidadania
19/11/2022 22h34

De acordo com artigo quarto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever do poder público assegurar a criança e ao adolescente os direitos ao esporte, ao lazer, à cultura, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, garantiu que cerca de 120 usuários prestigiassem a uma partida de futebol americano na tarde deste sábado, 19, no Estádio João Hora, bairro Siqueira Campos. 

Participaram do evento 60 usuários da Proteção Social Básica (PSB), entre crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital, e 60 usuários da Proteção Social Especial (PSE), entre assistidos dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Casas Lares e Abrigos. A partida faz parte do campeonato Velho Chico Bowl 2022 e os ingressos foram ofertados pela equipe Sergipe Redentores que enfrentou o Team Bahia.
 
A coordenadora da PSB, Catharina Menezes, explica que essa é uma oportunidade de ofertar um espaço de lazer, esporte e convivência comunitária. "Os usuários da Assistência Social, tanto da PSB, através do SCFV, quanto os usuários das unidades de acolhimento institucional, foram convidados para assistirem uma partida de futebol americano pelo time Redentores de Aracaju. Nós, da PSB e da PSE, entendemos a importância da participação dos nossos usuários nesses espaços de lazer porque é uma maneira deles conhecerem novas modalidades de esporte, além de chamar a atenção para a convivência com outros públicos e a convivência entre eles. É um espaço muito importante, não só de lazer, mas de aprendizado para os nossos usuários ", destaca. 

Para o coordenador da PSE, Edilberto Filho, é uma satisfação participar do evento que garante aos usuários da Assistência Social acesso à cidadania, aos direitos humanos, ao respeito e à diversidade, inserindo-os na pluralidade que a sociedade apresenta.

"É uma oportunidade de ofertar aos nossos acolhidos uma atividade diferenciada devido à estética do futebol americano não ser popular, de poder ofertar o contato com esse esporte, o contato com essa cultura, que não tem uma dinâmica popular, nos dá uma felicidade muito grande, além de ser um momento de interação com várias gerações. Portanto, o dia de hoje é de suma satisfação e de alegria, pois é uma oportunidade de apresentar algo que só é visto através da TV, fazendo com que os nossos assistidos tenham sse contato presencial e, possivelmente, despertar a vontade de fazer um esporte diferente, que não está no seu cotidiano ", diz.

O usuário do SCFV do Cras Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa, Pedro Henrique Silva Santos, de 11 anos, aprovou o passeio. "Gostei muito, só tinha visto esse tipo de jogo em filme e essa foi a minha primeira vez em um estádio de futebol. Adorei o dia", disse. 

Para Iago Josiel Gomes dos Santos, de oito anos, foi uma oportunidade para novas descobertas. "Gostei muito do passeio, foi um dia muito divertido, nunca tinha visto esse esporte, só conhecia o futebol".