Conselhos Escolares: Semed capacita presidentes e vice-presidentes eleitos

Educação
21/11/2022 11h00

Nesta segunda-feira, 21, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por intermédio da Coordenadoria de Gestão Educacional (Coged), promoveu uma formação destinada aos presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Escolares, eleitos em outubro deste ano para mandatos até o ano de 2024. A formação tem como objetivo debater as demandas que serão apresentadas à equipe do Conselho Escolar. 

Tendo de 5 a 13 integrantes, o Conselho Escolar é responsável, também, pela gestão da escola, repassando as demandas das suas unidades de ensino. Seus integrantes possuem funções de ordem pedagógica, administrativa e financeira. Sendo assim, todo acompanhamento da gestão também se dá por meio dos conselhos e conta com a representação de professores, servidores administrativos, alunos com idade igual ou superior a 12 anos, além de pais e responsáveis legais.

A coordenadora de Gestão Educacional da Semed, Maria José Guimarães Vieira, explica que, neste momento, será abordada, basicamente toda a estrutura e o funcionamento dos Conselhos, além de debater sobre a importância do acompanhamento na implementação e no cumprimento das metas do compromisso de gestão. "Então, essa ação permitirá que os presidentes acompanhem bem mais de perto o cumprimento das metas do compromisso”, explica Maria José.

O Compromisso de Gestão é um documento assinado pelas equipes gestoras das escolas e pela Semed, que determina metas a serem alcançadas pelas unidades de ensino.

“Este momento é de suma importância para nos aprofundarmos em algumas cláusulas do nosso papel dentro do Conselho, se falando de escola em um âmbito geral, para que possamos cada vez mais evoluir e melhorar”, ressalta a presidente do conselho da Escola Municipal Jornalista Orlando Dantas, Monica Figueiredo.