Sistema de monitoramento auxilia ação da GMA no Cemitério São João Batista

Serviços Urbanos
21/11/2022 12h49

Na madrugada desta segunda-feira, 21, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) detectou a presença de dois indivíduos que supostamente estariam praticando delitos no Cemitério São João Batista (CSJB), no bairro Ponto Novo.
 
As ações de verificação, identificação e abordagem ocorreram a partir do monitoramento das imagens, realizado através das câmeras de segurança instaladas no local pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), órgão que gerencia os cemitérios públicos de Aracaju.

Por volta das 4h50, equipes da Guarda foram informadas sobre a presença de dois homens no CSJB e, de acordo com administração da Coordenação de Cemitérios, que funciona no neste mesmo cemitério, com a chegada dos guardiões ao local, foram repassadas informações sobre o corte de fiações e dos canos que as conectam.

"A equipe da Guarda ouviu a denúncia e, após abordagem, comprovou que um dos homens estava de posse desse material, além de outros objetos que se encontravam na sala da coordenação, a exemplo de calculadora, mochila e câmera de bicicleta", detalhou a coordenadora Adriana Dantas.

A Guarda Municipal informou que um indivíduo foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes, onde permanece à disposição da Polícia Civil. Já o segundo homem, visto por meio das câmeras, evadiu-se do ambiente com a chegada da equipe.
 
Avanços
De acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, o trabalho de reestruturação e reorganização realizados no Cemitério São João Batista, nos últimos anos, vem obtendo resultados significativos.
 
"Instalamos um conjunto de câmeras que nos ajuda a monitorar a movimentação desse espaço público. É importante lembrar que promovemos um minucioso levantamento, onde dados catalogados foram transferidos para um sistema que garante o gerenciamento de sepultamentos com localização georreferenciada e, consequentemente, informações acerca do período exato para exumação", detalhou Luiz.

Ainda entre as inovações, o presidente da Emsurb citou a transferência da sede da Coordenadoria de Cemitérios para uma sala do CSJB, que até então funcionava na Diretoria de Espaços Públicos, no Parque Augusto Franco (Sementeira). "Entre os objetivos, ofertar comodidade à população", completou.