Atrativos e ciclovias de Aracaju encantam youtubers gaúchos

Indústria, Comércio e Turismo
21/11/2022 14h00

“Coragem na Bagagem” é um canal hospedado no YouTube, um diário de viagens em que os cicloviajantes Djoe Rosa e Iris Magalhães relatam suas experiências e vivências nas pedaladas que desenvolvem por todo o país em busca de destinos inspiradores. Em um dos episódios, o casal relata viagem feita ao Nordeste brasileiro. Djoe e Íris saíram da cidade gaúcha de Pelotas/RS e se surpreenderam com a capital sergipana. 

O título, “Aracaju é muito massa”, não deixa dúvidas sobre o encantamento do casal com a cidade e com as ciclovias interligando bairros da capital. “Tem uma estrutura bem legal aqui, pra você pedalar, caminhar, espaço realmente útil para se locomover de uma parte para a outra da cidade com segurança. Geralmente em cidades turísticas têm muitas coisas para o turista ver, aqui tem ciclovia para levar você até o centro, levar para os bairros e isso faz muita diferença na mobilidade urbana e isso a gente aprova”, enaltece Djoe. 

“A bicicleta não é apenas um meio de locomoção é um cuidado que a gestão municipal tem com a qualidade de vida das pessoas, é saúde por ruas e avenidas em ciclovias que interligam a cidade e que tornam Aracaju um lugar diferente e agradável para moradores e visitantes”, pontua o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Jorge Fraga. 

O vídeo, que tem registrado cerca de mil visualizações por dia, conta com dezenas de comentários elogiosos a Aracaju, à estrutura da cidade, seus atrativos e as ciclovias interligando bairros. Para o secretário Jorge Fraga, a visita e observações feitas pelos ciclistas comprovam os cuidados da gestão municipal em tornar Aracaju uma cidade cada vez mais melhor para seus moradores e “um destino com atrativos diferenciados para trazer turistas e fomentar a atividade do turismo”, observa.

Durante o city tour sob suas bicicletas, Djoe e Íris fazem paradas nos principais atrativos da cidade e se encantam com a diversidade e curiosidades espalhadas pela capital. No Museu da Gente Sergipana, muitas descobertas sobre a cultura sergipana, seu povo e uma de suas ilustres personalidades, Maria Feliciana.

Djoe se interessa em conhecer a biografia da gigante sergipana. “Maria Feliciana, a rainha da altura, ela chegou a medir 2,25 metros. Caramba!”, espanta-se o visitante, e pede uma foto ao lado de Maria Feliciana para um comparativo entre a sua altura e a da sergipana conhecida nacionalmente. 

O passeio nos quilômetros de ciclovias da capital levam Djoe e Iris a outros atrativos da cidade. No mercado Antônio Franco, uma descoberta gastronômica inusitada: pirão vegano! 

“Sempre que eu via um pirão eu pensava: 'nossa, como eu queria um pirão vegano', e aqui, vai rolar”, revela Íris encantada com a novidade gastronômica encontrada na capital. 

Jorge Fraga ressalta a diversidade de atrativos de Aracaju, proporcionando aos turistas mais tempo de estada para aproveitar tudo que a cidade oferece. “Temos gastronomia diferenciada, cidade bem cuidada, curiosidades culturais, praias, sol, povo hospitaleiro, grandes eventos e agora estamos no período natalino, quando o Natal Iluminado transforma Aracaju na cidade-luz nordestina. Temos atrativos para manter os turistas na cidade por vários dias e esse tempo maior de permanência gera mais atividade econômica para todos os segmentos do turismo”, frisa o secretário. 

No Parque da Cidade, o fim de um dia cheio de emoções, com um deslumbrante cenário natural de Mata Atlântica durante o passeio no teleférico e um sereno pôr do sol avisando que Aracaju descansa, mas sempre renasce com mais experiências e belezas. 

“Que legal, tô achando muito legal, vale muito esse passeio, maior paz”, resume Iris.