Prefeitura realiza 2ª Plenarinha da Educação Infantil na rede municipal

Agência Aracaju de Notícias
22/11/2022 11h57

Com o objetivo de ouvir os anseios dos alunos e, ao mesmo tempo, inseri-los no contexto socioambiental, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realiza, até o dia 30 de novembro, a 2ª Plenarinha de Educação Infantil, desta vez com o tema “Preservar o meio ambiente também é coisa de criança”. 

Alunos das 46 escolas da rede municipal que ofertam educação infantil estão envolvidos nas ações de educação ambiental desenvolvidas pelas instituições de ensino, a partir da temática da 2ª Plenarinha.
 
As atividades vão desde a produção de brinquedos com material reciclável à plantação de mudas em canteiros vazios da escola. Essas ações são capazes de transformar não só o olhar das crianças para a preservação ambiental, como também modificar os ambientes escolares, conforme aponta a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Núbia Lira.  

“As crianças também devem cuidar do meio ambiente, mas, saber preservar é algo que precisa ser construído. Um dos principais objetivos da plenarinha é criar um espaço aberto onde as crianças possam exercer o seu direito de voz, onde elas possam dizer o que pensam, o que sugerem e o que propõem para se ter uma cidade mais verde. Além disso, uma das propostas é que a plenarinha promova mudanças significativas na própria comunidade. As crianças, enquanto pesquisadoras, elas trazem conhecimento não só para elas, como também para as famílias”, avalia a coordenadora.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Etelvina Amália de Siqueira (Anexo), localizada no bairro Porto Dantas, as atividades para a 2ª Plenarinha foram iniciadas ainda no mês de setembro. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Simone Andrade, foi desenvolvido um trabalho interdisciplinar, em que a temática sobre o meio ambiente foi inserida nos projetos da escola sobre letramento, leitura e raciocínio matemático.

“A maioria dos nossos alunos têm pais que trabalham com reciclagem. Então, aproveitamos esse cenário e realizamos um projeto de reciclagem e reutilização, associando isso ao nosso projeto de letramento, com a produção de livros com material reciclável, onde fizemos a releitura de poemas e contos infantis. Escolhemos unir tudo isso e trabalhar de maneira interdisciplinar porque assim vamos formando e consolidando melhor o aprendizado e o conhecimento das crianças de uma maneira mais leve”, explica a coordenadora.
 
Participação dos pais
Ainda conforme Simone, um dos pontos especiais da plenarinha foi o envolvimento dos pais na construção das atividades. “Não foi só a criança quem participou. Nós mandamos atividades para serem feitas em casa, com a participação dos pais. Aqui na exposição nós temos brinquedos que não foram confeccionados aqui na escola, mas, no próprio lar da criança, onde elas levaram a nossa proposta e com o próprio conhecimento, elas criaram esses brinquedos com material também reciclável”, reitera.

Elisângela Nascimento, mãe da aluna Elyza Gabrielle, conta que participar do processo criativo da atividade escolar da filha lhe proporcionou um resgate da própria infância. Além de participar ativamente, a mãe também esteve presente para acompanhar a exposição e apresentação das atividades na Emei Professora Etelvina Amália de Siqueira, nesta terça-feira, 22.

“Minha filha sempre se interessou por todas as atividades da escola. Ela sempre toma a iniciativa, e foi ela que fez as caixinhas de reciclagem, dizendo para o que serve cada cor. Isso foi trazendo uma retrospectiva para ela, de tudo o que aprendeu na escola, ao mesmo tempo em que me trouxe lembranças do tempo em que eu estudava e que também passei por essa etapa. Eu amo ver minha filha se desenvolvendo a partir dessas atividades, e o quanto ela se envolve com paixão”, disse a mãe.

Os estudantes da educação infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macêdo, localizada no bairro 18 do Forte, também apresentaram os seus projetos desenvolvidos para a 2ª Plenarinha. De acordo com o coordenador pedagógico Alessandro Félix, todo o trabalho foi pensado e desenvolvido previamente.

“Recebemos as orientações para trazer os pais para essa realidade da temática do meio ambiente. A cada dia foi realizada uma atividade com base no tema. Em um dia falamos sobre a importância de economizar água e manter os rios limpos, em outro falamos sobre a importância da plantação, de reciclar. Fizemos com que os alunos pudessem se divertir, ao mesmo tempo em que aprendiam sobre a importância de cuidar, desde muito cedo, do meio ambiente”, aponta o coordenador.

É por enxergar as crianças de hoje como o futuro da cidade que a diretora da Emef Otília de Araújo Macêdo, Silvânia Nogueira, destaca a importância de atividades com temáticas sobre o meio ambiente. “Essas crianças acabam sendo os maiores divulgadores e os maiores defensores do meio ambiente com os pais. Na escola eles aprendem sobre como preservar, e assim eles levam para a comunidade. Eles são nossos divulgadores primários e eles realmente lutam pelo que eles defendem”, reitera.