Aracaju tem 18 Unidades Básicas de Saúde com horário estendido

Saúde
22/11/2022 15h50

Com o objetivo de ampliar o acesso dos usuários aos serviços de saúde, a Prefeitura de Aracaju mantém 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Estão disponíveis em horário estendido as UBSs Manoel de Souza Pereira (Sol Nascente); Antônio Alves (Atalaia); Geraldo Magela (Orlando Dantas); José Calumby Filho (Jardim Centenário); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); Dona Jovem (Industrial); Joaldo Barbosa (América); Marx de Carvalho (Ponto Novo); Francisco Fonseca (18 do Forte); Augusto Franco (Farolândia); Fernando Sampaio (Castelo Branco); Cândida Alves (Santo Antônio); Dona Sinhazinha (Grageru); Ávila Nabuco (Médice); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); José Machado de Souza (Santos Dumont); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); e Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos).

De acordo com o Ministério da Saúde, as UBSs são a porta de entrada do SUS para atendimento a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Aracaju dispõe de 45 unidades básicas que ofertam serviços variados, como consultas, salas de vacina, de curativos e de observação, atendimento odontológico eletivo e de urgência, acolhimento a pacientes com síndromes gripais, testes para detecção da covid-19, HIV, Sífilis, Hepatite e gravidez, aferição de pressão e glicemia entre outros.

A assessora da Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (Reap/SMS), Bárbara Mazzoni, fala sobre a importância da flexibilidade do horário, mas lembra que alguns serviços podem sofrer alterações na oferta.

“O Programa Saúde na Hora tem como objetivo a ampliação do acesso dos usuários às ações e serviços ofertados pela Atenção Primária à Saúde, inclusive em horários mais flexíveis para a população. Lembrando que para ser atendido em qualquer UBS basta apresentar o documento de identificação com foto”, ressalta Bárbara.

Salas de vacinação
A rede de saúde de Aracaju possui salas de vacinação em todas as UBSs de horário estendido, as quais aplicam as doses de rotina preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

A vacina contra covid-19 é ofertada em algumas UBSs com horário estendido, das 8h às 18h, incluindo as doses de reforço. As que disponibilizam esse imunizante em horário ampliado são as UBSs Marx de Carvalho, Augusto Franco, Francisco Fonseca e Onésimo Pinto.

As crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, contempladas na fase atual da campanha com a aplicação da Pfizer Baby, recebem o imunizante, das 8h às 18h, nas UBSs Augusto Franco, Francisco Fonseca e Onésimo Pinto.
 
Já os testes rápidos para detecção da covid são ofertados nas 18 UBSs de horário estendido, das 7h às 18h.