Prefeitura retoma ações do TestAju a partir desta quarta, dia 23

Saúde
22/11/2022 17h40

Diante do aumento de número de casos positivos de covid-19 nas últimas semanas, com uma crescimento superior a 300% e, consequentemente, do aumento da procura por atendimento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retoma a estratégia de testagem em espaços públicos, com o programa TestAju, para detecção da covid-19, a partir desta quarta, dia 23.

O serviço será disponibilizado nesta quarta, 23, e na sexta-feira, 25, das 8h às 11h, no Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes, localizado na região dos Mercados Centrais, no Bairro Industrial. Serão ofertados 200 testes rápidos, no qual é feita a coleta nasofaringe através do swab, cujo resultado é revelado em até vinte minutos.

O TestAju foi lançado no dia 10 de agosto de 2020 e suspenso, devido à baixa procura, no dia 1º de setembro deste ano. Neste período, foram realizados 35.520 testes, sendo 29.092 não detectáveis e 6.428 testes detectáveis. 

De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, Aracaju, mesmo com o índice de letalidade zerado há 15 dias, o cenário atual apresenta um crescimento superior de novos casos a 300%, e a SMS segue atenta a todos os índices, tanto de casos, quanto de óbitos e internações. 

“A partir deste aumento nos indicadores e da procura pela testagem, alteramos a estrutura para a testagem da covid e retomamos o serviço das ações do TestAju. Nosso principal objetivo, com esta retomada do serviço, é identificar quem é positivo e fazer o isolamento dessas pessoas para que haja o bloqueio da circulação do vírus”, ressalta Taise. 
 
Isolamento para os positivados
Segundo a diretora, para os casos confirmados de pacientes com covid-19, com sintomas leves e assintomáticos, a medida preconizada é o isolamento do indivíduo, que pode ser até de sete dias. 

“Se, no quinto dia da doença, a pessoa já tiver mais de 24 horas sem nenhum sintoma ou for assintomática e tiver um exame negativo pode ser liberada do isolamento. Se não, deve permanecer no isolamento até o sétimo dia, caso, neste sétimo dia, esteja há 24 horas sem sintomas da covid”, enfatiza a gestora, que reforça, também, a necessidade do uso de máscaras de proteção facial e demais medidas sanitárias para evitar a transmissão do vírus.

Testagem nas UBSs
A Saúde de Aracaju continua ofertando o atendimento para testagem da covid nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Com exceção das UBSs Elizabeth Pita, Niceu Dantas e Porto Dantas que, no momento, não estão realizando a testagem.
 
E, com horário estendido, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, as UBSs Antônio Alves, Augusto Franco, Geraldo Magela, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Fernando Sampaio, Edézio Vieira, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby e Onésimo Pinto.