Crianças e adolescentes do bairro 17 de Março, zona Sul da capital, estão participando de oficinas de futebol promovidas pelo Projeto de Trabalho Social (PTS), desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, sob o acompanhado e monitorado da Coordenação da Área Social (UCP), da Secretaria Municipal da Assistência Social.
A ação integra o “Programa de Requalificação Urbana - Construindo para o Futuro”, que faz parte do pacote de investimentos em infraestrutura que o Município executa com recursos contratados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no ano de 2019. Além de fomentar a prática esportiva, as atividades têm como principal objetivo trabalhar a educação patrimonial e ambiental na comunidade.
“Todo o projeto tem seus eixos, seja para a organização comunitária, desenvolvimento socioeconômico, e essa oficina está dentro do eixo de educação patrimonial e ambiental. Porque trabalhamos não só a questão do esporte, mas também a preservação desses equipamentos. O objetivo é fazer com que eles se sintam parte da comunidade, e que eles entendam que podem usufruir desse patrimônio. Então, nós trabalhamos, dentro da oficina, essa temática, porque ela se divide em parte teórica e prática”, explica a assistente social do PTS, Tereza Cristina Santana.
As oficinas estão sendo realizadas na comunidade desde 2019, três vezes por semana (às segundas, quartas e sextas-feiras). Ao todo, 77 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas, se inscreveram para participar das atividades. As aulas teóricas, que envolvem conhecimentos sobre educação patrimonial e ambiental, estão sendo realizadas pelos profissionais integrantes do Programa de Trabalho Social (PTS), enquanto as aulas práticas de futebol são desenvolvidas pelo professor Roni Aruba, morador do bairro e idealizador de uma escolinha de futebol localizada na comunidade.
No mês de dezembro, estas mesmas crianças serão beneficiadas com um fardamento e chuteiras, que serão entregues ao final das oficinas, antecedendo o campeonato de futebol que o programa realizará no bairro.
Segundo o professor Roni, apesar de já desenvolver aulas esportivas no bairro, não aconteciam com o mesmo alcance das oficinas. Para ele, foi o Programa Construindo para o Futuro que proporcionou uma verdadeira expansão, atingindo muito mais crianças.
“Eles interagem muito bem com as aulas. A maioria é bastante assídua. Antes não tínhamos uma atividade dessa com tanto alcance aqui na comunidade. Por isso, é muito gratificante o que a Prefeitura fez, que foi dar oportunidade e incentivar os jovens a saírem das ruas. Tem muitas crianças aqui que não têm onde ficar. Tendo uma atividade dessa aqui, é ocupação de mente também, além de desenvolver nas crianças a sensação de pertencimento e modificar o olhar para o patrimônio público”, avalia o professor.
Satisfação
Davi Lucas, 11 anos, é um dos alunos das oficinas de futebol. Amante do esporte, ele conta que essa foi uma excelente oportunidade para poder praticá-lo. “Eu amo essas aulas, venho todo dia para poder treinar e me sair bem no torneio em dezembro. Também entendo que isso só está sendo possível porque agora temos onde treinar, temos essa praça, e que devemos protegê-la”, disse o garoto.
O mesmo sentimento de Davi é compartilhado pela colega do mesmo time, Micaele Vitória, de 15 anos. Ela conta que gosta de jogar bola desde criança e, a partir dessas oficinas, está podendo realizar um sonho, que é treinar futebol.
“Quando eu soube que iriam acontecer as oficinas, o meu coração pulou de felicidade. Porque eu sempre amei futebol desde pequenininha. Já me sinto preparada para competir”, afirma a jovem.
Cauê Paixão, de 10 anos, conta que não é só ele que está feliz com as oficinas. “Minha mãe está gostando que eu estou participando. Eu gosto muito desse projeto. Estou vindo todo dia e está muito bom. Consigo treinar, interagir e aprender”, disse.
17 de Março
O bairro 17 de Março é um dos contemplados com o Programa de Requalificação Urbana. Na região estão sendo realizadas diversas obras, a exemplo da construção de praças e equipamentos socioassistenciais.