Prefeitura apresenta modelo de gestão em seminário sobre licitações e contratos

Planejamento e Orçamento
23/11/2022 16h00

Modelo de gestão adotado pela Prefeitura de Aracaju que tem gerado resultados positivos no tocante à dinamização logística e financeira. Assim pode ser definido o sistema de compras centralizadas do Executivo Municipal, executado pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), através da Central de Compras e Licitações (CCL). O assunto foi tema de palestra durante o 4º Seminário Sergipano de Licitações e Contratos “Implementação da Lei 14.133/2021”, ministrada pela coordenadora da CCL/Seplog, Karina Calasans.

Com o tema “Compras centralizadas: case de sucesso da Prefeitura Municipal de Aracaju/SE”, Karina falou sobre a gestão adotada pela administração municipal nos processos de compras e licitações.
 
De acordo com ela, o sucesso do trabalho realizado pelo Executivo resultou na oportunidade de mostrar a experiência num dos painéis do seminário. “É mais um reconhecimento de uma equipe antenada, no contexto das licitações e compras, sejam elas a níveis Federal, estaduais ou municipais”, pontuou.

Sobre o seminário, Karina explicou que é um evento que conta com a participação de especialistas com expressividade na área de contratos e licitações, no qual foram abordados assuntos importantes no sentido de agregar no trabalho diário dos servidores das secretarias ligadas a Prefeitura.
 
“A Lei 14.113 de 2021 explicita a questão da capacitação e da necessidade do constante processo de atualização. Então, neste evento nós podemos compartilhar conhecimento para que, também, possamos ter mais efetividade na execução dos nossos processos”, disse.

Durante dois dias de evento, especialistas falaram sobre temas inerentes à nova lei de licitação, a exemplo de inovações no processo de licitação, cautelas na execução contratual, regulamentação da lei, sistemas eletrônicos, além de segurança e aspectos práticos sobre as inovações nos procedimentos de contratação.

Para Marcus Alcântara, um dos organizadores do seminário, discutir a nova lei de contratos é um fator primordial no momento, haja vista ser a única lei a ser utilizada nesse sentido a partir de abril de 2023.
 
Ele também destacou a participação da Prefeitura de Aracaju no encontro. “O Município está de parabéns pela iniciativa de prover capacitações aos seus servidores, inclusive, já tendo uma equipe atuante diretamente na área”, frisou.

Presença
O 4º Seminário Sergipano de Licitações e Contratos contou com a presença de representantes de diversos municípios sergipanos, do Governo do Estado, além de outros entes federativos.
 
Representando a Prefeitura de Aracaju, participaram da capacitação 26 servidores, das Secretarias do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Fazenda; da Assistência Social; da Saúde; e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).