Ampliação da ponte Juscelino Kubitschek avança com concretagem no sentido praias

Obras e Urbanização
25/11/2022 16h30

A Prefeitura de Aracaju segue trabalhando para aprimorar a mobilidade urbana na capital. A obra de ampliação da ponte Juscelino Kubitschek, situada sobre o rio Poxim, no bairro Farolândia, é executada em ritmo acelerado, e as novas faixas do equipamento vão tomando forma.

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pelo trabalho, realiza a concretagem da estrutura do sentido praias, que servirá de sustentação para a parte complementar da ponte. No sentido Centro, são armadas as vigas de mais vãos para que também sejam concretados.

A ponte Juscelino Kubitschek possui 160 metros de extensão, e será ampliada em quatro metros de largura, passando de duas para três faixas de rolamento nos seus dois sentidos. Além disso, passará a ter uma ciclovia e uma pista para pedestres.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, explica a complexidade da obra e a sua importância para a transformação da mobilidade urbana naquela área.

“A avenida Paulo Figueiredo Barreto possui três faixas de rolamento, mas a ponte só tinha duas. Então, ali acontecia um afunilamento que causava transtornos, lentidão no trânsito e até acidentes. Por isso, estamos revitalizando este equipamento histórico, cosntruído há 64 anos, mas que não contemplava mais a necessidade da capital. Teremos uma ponte nova, totalmente revitalizada, e que vai transformar a dinâmica daquela área”.

Para realizar a reforma e ampliação, a Prefeitura investe cerca de R$21 milhões, com financiamento celebrado com a Caixa Econômica Federal, por meio do programa Pró-Transportes.

A obra integra o Projeto de Mobilidade Urbana, que requalificou os corredores de transporte Beira Mar, Augusto Franco, Hermes Fontes e Centro/Jardins e contempla a reforma dos terminais de integração; e o Planejamento Estratégico 2021-2024, que objetiva cumprir não apenas o papel social, sustentável, de desenvolvimento, mas de geração de emprego, renda e progresso para Aracaju.