Prefeitura leva espetáculo "Preto no Branco" ao Centro de Artes do 17 de Março

Cultura
25/11/2022 12h32

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizará, na próxima quarta-feira, dia 30, o espetáculo “Preto no Branco” da Companhia de Teatro ParlaCÊNICO, no Centro de Artes e Esportes Unificados do bairro 17 de Março (CEU).
 
O espetáculo é realizado em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, será dividido em duas sessões, uma inicia às 9h e outra às 14h. Voltado para alunos da rede pública municipal de Aracaju, o espetáculo receberá cerca de 150 alunos.
 
“É a primeira vez que participo de um projeto da funcaju como diretor e é um prazer. Acho fundamental que a Funcaju  realize eventos como esse. A Funcaju promover ações assim é uma ação digna de aplauso e eu quero estar sempre envolvido nisso, e possibilitar que as crianças e adolescentes possam sempre ter acesso a arte”, afirma o pedagogo responsável pela Companhia de Teatro ParlaCÊNICO, Evanilson Tavares.

De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o teatro, como linguagem lúdica, tanto se realiza esteticamente como obra de arte, como socialmente cumpre uma missão extraordinária, incluindo a capacidade de influir na realidade, denunciar injustiças e projetar o sonho coletivo.
 
"A questão racial, a propósito, é uma das que mais sensíveis. Assim, trazer uma peça com esse conteúdo na Semana da Consciência Negra é uma contribuição que fazemos para esse movimento justo e necessário", ressalta Luciano Correia.

Durante todo o mês de novembro, a Funcaju vem realizando uma série de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra. Na Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes, a Fundação realizou os projetos Hora do Conto ‘Menina bonita do laço de fita’ e “Meninos de todas as cores”; e Clube do Livro “Mulungu: uma história de resistência", com o objetivo de debater o Dia da Consciência Negra e implantar nas crianças, de maneira lúdica, princípios como respeito e aceitação”. 

Além disso, a Funcaju realizará neste sábado, dia 26, a partir das 17h, no calçadão do bairro Porto Dantas, o “Hip Hop Zumbi”. O evento, que está dentro das atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, foi uma iniciativa da Prefeitura para valorizar o hip hop na capital sergipana, através das suas manifestações culturais, como o break e o grafite. Além disso, o evento objetiva fomentar uma discussão permanente em que a música, a cultura e a juventude possam ser protagonistas.