Programa Anjos Azuis recebe Selo ODS e Prêmio de Boas Práticas 2022

Defesa Social e Cidadania
25/11/2022 23h50

Na noite desta sexta-feira, 25, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), foi homenageada pelo Movimento Nacional ODS -Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU, em Sergipe. A premiação ocorreu durante a programação do Encontro Estadual ODS, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) e Caixa de Assistência dos Advogados (CAASE).

Na ocasião, a Guarda Municipal foi contemplada com o Prêmio Boas Práticas ODS 2022 e o Selo ODS, pelo desenvolvimento do Programa Anjos Azuis, que é realizado há nove anos na capital. Essa ação contribui para a formação cidadã de crianças e adolescentes, através de práticas lúdicas, com teatro de fantoches, jogos e outras atividades que visam, principalmente, promover a cultura de paz.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta o alinhamento do programa com os movimentos que promovem a cultura de paz. "O Programa Anjos Azuis dissemina conhecimento e práticas, especialmente para o público infantil, nas escolas públicas municipais e estaduais, além dos demais espaços públicos e privados onde desenvolvem suas atividades, com trabalho de estímulo à cultura de paz. Essas práticas contribuem de maneira significativa para formação cidadã desses jovens e crianças", frisou o secretário.

Para Aracelly Matos, coordenadora do Programa Anjos Azuis, esse reconhecimento é resultado de um trabalho desenvolvido com comprometimento e integração.

"Todos que fazem e já fizeram parte desse programa sempre trabalharam arduamente para que a mensagem fosse levada adiante. Hoje é um marco muito importante não só para os Anjos Azuis, como para toda instituição Guarda Municipal de Aracaju. Com essa parceria, além de ampliarmos os horizontes do que já vem sendo feito, teremos um alcance muito maior, sem mencionar que estar associados a essa agenda humanitária é uma honra sem precedentes", considerou a guarda municipal.

Prêmio Boas Práticas ODS 2022

O Prêmio Boas Práticas ODS é uma iniciativa do Movimento Nacional ODS Sergipe que consiste na realização de uma premiação para reconhecimento de ações de grande impacto na sociedade, que contribuam com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU.

Selo ODS

O Selo ODS tem por objetivo reconhecer e valorizar publicamente as iniciativas de organizações, em geral, que promovam o desenvolvimento sustentável.

Dessa forma, trata-se de uma estratégia para estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, рог meio do reconhecimento de entes públicos, empresas, organizações públicas e privadas da sociedade civil e pessoas físicas, que realizam ações em prol do alcance das metas por uma sociedade mais justa e igualitária.