Guarda Municipal de Aracaju é homenageada pela Polícia Civil de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
28/11/2022 12h11

A atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), foi reconhecida pela Polícia Civil de Sergipe (PC/SE), nesta segunda-feira, 28, durante a cerimônia de comemoração dos 133 anos da corporação policial, realizada no Teatro Atheneu, na capital sergipana.

A corporação municipal foi homenageada pelos trabalhos desenvolvidos pelo Grupamento de Operações com Cães junto à PC/SE. Durante a cerimônia, a Polícia Civil entregou ao diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, a Medalha do Mérito Policial Civil, a mais alta honraria da corporação. 

Para Mendonça, representar a Prefeitura de Aracaju e toda a Guarda Municipal na celebração pelos 133 anos da Polícia Civil é motivo de honra, pois, salientou ele, “os guardas municipais, homens e mulheres, fazem um grande trabalho”.

“Foram duas premiações: uma para o nosso canil, pelas ações empreendidas junto à Polícia Civil, operações em que nosso canil tem colaborado e auxiliado bastante na detecção de drogas e outras ações; o outro foi uma medalha do Mérito do Policial Civil, em que representei toda a Guarda Municipal, pela colaboração com a segurança pública, mostrando que a Prefeitura de Aracaju investe muito em tecnologia e também no canil, que foi criado em 2018, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, e cada vez mais a gente vem se preparando e melhorando o serviço prestado a população”, afirmou o diretor-geral da GMA.

De acordo com ele, o resultado do trabalho realizado pela corporação e do investimento da gestão no órgão de segurança pública do município “refletem na decisão da Polícia Civil, um órgão de segurança pública que tem mais de cem anos, comemorando hoje os 133 anos, reconhecer esse apoio que a Guarda Municipal dá para a segurança pública, dentro das suas atribuições e do que a legislação prevê, parceria que tem se mostrado efetiva nas ações realizadas em conjunto em Aracaju, disse.

Grupamento de Operação com Cães
O guarda municipal Aislan Barros, que coordena o Grupamento de Operação com Cães, também subiu ao palco para receber a honraria. De acordo com ele, a parceria com a Polícia Civil demonstra a qualidade técnica que permite a participação e colaboração nas operações de segurança de importância para a capital e para todo o estado de Sergipe.

“Com relação à nossa parceria com a Polícia Civil, foram oportunidades que nos deram e nós abraçamos, e por mostrar qualidade profissional, qualidade técnica, algo que nós sempre buscamos evoluir, fomos abraçados pela instituição coirmã de uma forma que até me surpreendeu e estamos sempre de prontidão para cumprir as operações e solicitações por parte da Polícia Civil do Estado de Sergipe”, disse.

Aislan explicou ainda como funciona o trabalho realizado com os cães, cuidando desses animais desde quando ainda são filhotes, estabelecendo rotinas de treinamento e lazer que garantiram o reconhecimento do trabalho desse grupo de atuação da GMA.

“Nosso trabalho com os cães começa bem cedo. Vamos para o canil, fazemos a manutenção, limpeza, higienização, para depois dar seguimento aos treinamentos. Quase todos os dias tem treinamento. Os cães têm uma rotina de atividade que engloba lazer e treinamento, além da atividade-fim, que é a parte de detecção e proteção. Hoje, dotamos de cinco cães, dois formados e três de treinamento. Temos duas filhotes e estamos trabalhando com elas para substituir, a longo prazo, os cães que, posteriormente, vão se aposentar. Então, é muito gratificante o que eu tenho a dizer a respeito do trabalho, que demanda muita dedicação”, afirmou.