Prefeitura e ABIH realizam famtour com agentes de viagem paulistas

Indústria, Comércio e Turismo
29/11/2022 14h25

Com vistas a fortalecer os conhecimentos sobre os atrativos da capital sergipana, 12 agentes de viagem paulistas participam de um famtour na cidade. A ação de divulgação foi realizada a partir do Termo de Fomento firmado entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), no valor de R$1 milhão.

O grupo de profissionais do turismo, coordenado pela operadora paulista ViagensPromo, chegou no dia 24 e na manhã desta terça-feira, 29, fez um passeio turístico nos mercados centrais. Primeiro conheceram o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Mercado Thales Ferraz, unidade mantida pela Semict, onde os visitantes receberam kits promocionais e conheceram mais detalhes sobre os atrativos turísticos da capital.

Durante a recepção de acolhimento, uma paradinha na galeria de visitantes para contemplar registros de turistas que passaram pela unidade em busca de informações. “As fotos de vocês estarão em nossa galeria e em nossos corações”, prometeu a turismóloga Simone Nascimento, servidora da Semict no CAT. 

Após a recepção no CAT, o grupo passou a explorar os mercados e se encantou com a beleza arquitetônica dos prédios e dos produtos do artesanato expostos em cada quiosque. Para Sérgio Silva, da agência BS Tour Viagens, as capacitações em que Aracaju foi divulgada, em roadshows, comprovam o que os profissionais têm visto nesse famtour realizado pela gestão municipal e pela ABIH/SE.

“As capacitações que vocês fizeram nos enriquecem bastante com conhecimentos sobre o destino, mas nada como estar aqui, presencialmente, para viver, para experimentar toda essa estrutura. Eu tinha uma expectativa muito boa sobre a cidade e com esta visita superou muito mais; então, hoje, a gente tem muito mais argumentos para convencer nossos clientes a virem para Aracaju”, afirmou. 

Afirmação que é compartilhada por Thiago Benatti, executivo de contas da ViagensPromo e coordenador do grupo no famtour. “A visita ‘in loco’ faz com que tenhamos uma força maior para vender o destino turístico para os nossos clientes e foi exatamente o que aconteceu nessa visita, Aracaju nos convenceu, superou nossas expectativas. A gastronomia de vocês é algo surreal, atende a todos os gostos, do vegano à churrascaria, frutos do mar, comidas típicas, enfim, superou as expectativas acima do limite do que todos esperávamos e tenha certeza que o resultado em 2023 virá com muita força”, garante o profissional.  

Foi na gastronomia que a representante da agência Turismo 10, Beatriz Stefani Lopes Afonso, experimentou o “dadinho de tapioca” e quis conhecer melhor o produto que a deixou encantada.
 
“Fiquei apaixonada pelo dadinho de tapioca e tive a oportunidade de conhecer de onde vem a matéria-prima que leva aquela delícia pro nosso prato. Conheci a Dona Angélica França e outras vendedoras de tapioca, são pessoas maravilhosas, com muita cultura e simpatia, eu fiquei apaixonada, já falei pra minha família inteira que a gente vai vir diversas vezes pra cá porque Aracaju é, realmente, um pedacinho do paraíso”, revela com largo sorriso de felicidade a publicitária paulista.

Do Mercado Thales Ferraz, Beatriz Stefani e o grupo seguiram para o Mercado Antônio Franco, onde apreciaram, compraram produtos do artesanato e fizeram questão de registros fotográficos para eternizar, orgulhosos, a arte sergipana em suas mãos. 

“O que esses profissionais dizem e sentem sobre nossa cidade aponta o acerto da nossa gestão municipal e na parceria com a ABIH nas estratégias de divulgação de Aracaju. Indica também que devemos divulgar mais e mais nossa cidade fora do estado, as agências precisam de novidades para oferecer aos seus clientes e Aracaju é isso, a grande novidade do turismo. É emocionante ver a satisfação dos nossos visitantes com tudo que nossa cidade oferece”, exalta o gestor da Semict, Jorge Fraga.

Destinos sergipanos
Além de Aracaju e visando ampliar o conhecimento dos visitantes sobre os atrativos sergipanos, a ABIH/SE, em parceria com a Top Tur e ViagensPromo, também apresentou aos 12 agentes de viagem paulistas outros importantes atrativos sergipanos, como a Praia do Saco, Lagoa dos Tambaquis, Crôa do Goré, Ilha dos Namorados e os Cânions do São Francisco.

“Esse famtour faz parte de uma campanha de vendas que a ABIH/SE fez com a ViagensPromo para estimular os agentes na venda de pacotes turísticos para Sergipe. Sabemos que Aracaju é a porta de entrada para o turismo e que é importante ampliar o tempo de permanência dos turistas na cidade com passeios onde o turista conhece um destino vizinho e retorna para Aracaju para dar sequência ao seu roteiro de passeios na capital, explica Dominique Paladino, executiva comercial da ABIH/SE.