Campanha antirrábica: Prefeitura vacina 342 animais durante a repescagem

Saúde
29/11/2022 16h18

Devido a grande demanda da população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mesmo após a conclusão da Campanha Antirrábica, realizou nesta terça-feira, dia 29, a repescagem para vacinação de cães e gatos, em pontos fixos da capital, nos quais foram vacinados 342 animais.
 
Com isso, Aracaju encerra a campanha antirrábica 2022, com 76,67% animais imunizados contra a raiva, totalizando 43.764 vacinados, sendo 23.422 cães e 20.342 gatos. 

De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), Marina Sena, é importante ressaltar que quem não conseguiu levar o animal de estimação para tomar a vacina antirrábica durante a campanha, o CCZ disponibiliza doses durante todo ano. 

“O contato do Centro é 3179-3564 e ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081, no bairro Capucho, vizinho à sede do Ibama. Para ter acesso ao serviço, basta apresentar o cartão de vacina do animal, se tiver. Podem ser vacinados caninos e felinos com idades a partir de três meses de vida e os animais mais agressivos devem usar focinheiras, para evitar acidentes, ou coleiras para evitar fugas”, explica a gerente.

Estratégias da campanha
A Secretaria da Saúde de Aracaju realizou várias estratégias para a Campanha Antirrábica, iniciada no dia 10 de outubro, com postos volantes nos bairros da antiga Zona de Expansão. “Já os Postos Fixos, nos demais bairros da capital, foram realizados nos dias 15 e 22 de outubro e 5 de novembro, nos quais a população pôde levar seu animal para a aplicação da vacina, e também realizamos o Drive Tudo PET, com vacinação no sistema drive-thru, que aconteceu durante três semanas no Parque de Exposições João Cleophas. O acesso foi realizado de carro, moto, bicicleta e a pé”, detalha Marina.