Professoras da rede municipal apresentam experiências exitosas em seminário na UFS

Educação
29/11/2022 16h30

Três professoras da rede municipal de ensino de Aracaju, vinculadas à Secretaria Municipal da Educação, participaram nesta terça-feira, 29, de um seminário do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na roda de conversa, as docentes compartilharam suas experiências exitosas em sala de aula durante o período de aulas remotas e no retorno às atividades presenciais.

A professora Valdilânia Souza, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, falou no evento sobre como trabalhou as habilidades dos alunos no período de aulas remotas, durante o pico da pandemia de covid-19.

“Falamos sobre como driblamos alguns desafios, como a falta de conectividade das famílias em casa para conseguirmos passar o conteúdo para os estudantes. Estou muito feliz com o desenvolvimento que a minha turma alcançou”, conta a professora.

A docente Ana Clésia Fontes de Souza leciona na Emef Núbia Marques para alunos do 1º ano do ensino fundamental. Ela compartilhou a experiência de como lidou com a turma que estava na escola pela primeira vez depois do período de pandemia.

“A minha experiência é sobre como como as crianças chegaram no pós-pandemia, porque foram alunos que não fizeram educação infantil. Eu recebi crianças que não nunca tinham ido a uma escola, não sabiam a rotina escolar como se dava. Então, a gente teve que fazer um trabalho de interação social primeiro para eles entenderem o que era uma escola e trabalhar também habilidades que teriam que ter sido trabalhadas na educação infantil para poder a gente dar início aos conteúdos do primeiro ano”, relata Ana Clésia. 

“Foi muito difícil o início porque as crianças tinham baixa frequência e também a gente não tinha muito apoio familiar. Mas trabalhando o planejamento semanalmente, fomos avançando de acordo com o retorno dos alunos. Hoje, eles já estão lendo frases e escrevendo com letra cursiva e com boa coordenação motora, já que antes eles não sabiam nem pular uma amarelinha e a parte corporal também influencia na escrita. Fizemos primeiro um trabalho corporal para depois inserir a escrita e foi uma experiência exitosa”, destaca.

A professora Sílvia Reis atua na Emef José Aírton de Andrade e, durante a roda de conversa, contou sua experiência durante o reforço escolar realizado durante as férias, em agosto deste ano. Ela relatou que o lúdico e o contato com a família foram essenciais.

“A interação com os pais foi muito importante, pois eles estavam muito ausentes. Fiz um trabalho com eles por grupo de WhatsApp e também em conversas particulares, pois muitas vezes a dificuldade da criança não é só na alfabetização e tem a ver com questões pessoais e familiares. Mas, fazendo com que esses pais se aproximassem da escola, tivemos um resultado maravilhoso”, comemorou a professora.

Evento
A Roda de Conversa, iniciativa do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, é um espaço para relatar experiências de docentes de línguas (materna e/ou estrangeira) da educação básica que gravitam em torno dos letramentos e tecnologias digitais.