Avenida Perimetral Oeste: obra constitui importante solução em mobilidade urbana

Obras e Urbanização
30/11/2022 09h00

Oferecer soluções que atendam às demandas da população e proporcionem alternativas que transformem a mobilidade urbana são desafios que vêm sendo estabelecidos pela atual gestão da Prefeitura de Aracaju.

Uma destas intervenções é a construção da avenida Perimetral Oeste, que vai mudar para melhor a dinâmica de deslocamento na zona Norte. O novo eixo viário, que segue em construção, irá alterar o cotidiano em diferentes aspectos, inclusive de natureza econômica e social.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, explica que a obra vai promover uma mudança importante na trafegabilidade daquela área.

"O trânsito da zona Norte se complicava na avenida Euclides Figueiredo e imediações, então a avenida Perimetral será uma alternativa. Além disso, vamos estabelecer mais um acesso a Nossa Senhora do Socorro, que é um município que vem crescendo. Isso vai beneficiar trabalhadores, moradores e toda uma cadeia produtiva instalada naquela região”, destaca.

A Emurb já iniciou o serviço em duas das quatro fases previstas pelo projeto. Na primeira etapa, é construída a ponte sobre o Riacho do Cabral, que vai interligar os bairros Bugio e Soledade. No momento, são cravadas as camisas metálicas no eixo das estacas, para que sejam colocadas as ferragens e aplicado o concreto. Além disso, já cravou estacas em quatro blocos da ponte, e o mesmo será feito no quinto, para compor a sustentação do equipamento. Já terceira consiste na implementação do trecho III da via.

A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.

I e III etapas
Na primeira etapa, a Emurb ergue a ponte sobre o Riacho do Cabral, ligando os bairros Bugio e Soledade. A ponte terá a extensão de 337,4 metros de comprimento e 26,4 metros de largura; duas pistas de rolamento, cada uma com três faixas, sendo uma delas exclusiva para ônibus; além de passeio lateral para pedestres e uma ciclovia no eixo central.

Na terceira etapa, será construída via de intersecção do bairro Lamarão até a intersecção da avenida Juscelino Kubitschek. A avenida partirá da divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro, segue paralelamente à avenida Paulo Figueiredo Barreto, passando pela rotatória do Lamarão e vai até a Soledade. Este trecho terá 4,4 km de extensão, somando seus dois sentidos.