A Prefeitura de Aracaju apresentou projetos exitosos do Programa de Requalificação Urbana - Construindo para o Futuro no “Dia de Operações”, evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao longo desta terça (29) e quarta-feira, 30. No decorrer da programação, realizada virtualmente, um intercâmbio de experiências foi promovido, tendo a capital sergipana como um dos destaques.
Conforme a coordenadora ambiental do Programa de Requalificação Urbana, Heloísa Souza, o evento é realizado anualmente e, em 2022, Aracaju foi convidada para a troca de experiências e para apresentar o projeto “Arte de Semear”, que suscita a conscientização ambiental com ações de educação no Parque da Sementeira. Este projeto foi finalista do prêmio Super Heróis do Desenvolvimento 2022, promovido pelo BID, em outubro deste ano, e que reconhece a implementação de soluções criativas e inovadoras durante a execução de projetos de desenvolvimento financiados pela instituição financeira.
“O primeiro dia do evento foi um encontro mais voltado para tratar sobre as questões do financiamento, questões contratuais e, também, teve como foco os pontos para finalização do programa, quais os desafios, as estratégias, os riscos e formas de melhoria. Hoje, segundo e último dia, apresentamos o projeto com o qual fomos finalistas do Prêmio Super-Herói e, para o Dia de Operações, o foco foi mostrar o projeto, obviamente, mas, sobretudo, a comunicação realizada para dentro do projeto, seja a comunicação interna, entre secretarias, seja a comunicação fora da Prefeitura. A intenção desses dias de operação foi justamente fazer o intercâmbio, uma troca de conhecimento, uma troca de saberes”, explica Heloísa.
Prêmio
O convite realizado pelo BID teve uma razão especial: Aracaju foi a única finalista do Brasil. Ao todo, foram 77 projetos elegíveis e apenas 7 finalistas selecionados, incluindo o projeto da administração municipal, Arte de Semear. Dos finalistas, quatro foram premiados em dois eixos: trabalhos em execução (no qual Aracaju disputou) e trabalhos finalizados.
A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pelas Secretarias Municipais do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e do Meio Ambiente (Sema) e surgiu com a intenção de despertar nas crianças alunas das redes de ensino municipal e particular e comunidades a responsabilidade socioambiental e senso crítico, por meio de ações lúdicas promovendo a sustentabilidade local e a otimização do uso dos espaços públicos e de lazer.
“Neste último dia de evento promovido pelo BID, nos juntamos ao Paraná e à Bahia para mostrar aquilo que estamos desenvolvendo e que tem sido destaque”, completa a coordenadora.
Missão e troca
O Dia de Operações se somou à recente visita de representantes da instituição financeira à capital sergipana. A segunda missão BID do ano ocorreu durante a segunda semana de novembro e serviu para que a Prefeitura de Aracaju apresentasse o andamento dos projetos financiados pelo banco, a exemplo da obra da avenida Perimetral Oeste.
Para Heloísa Souza, essa junção de eventos promovidos pelo BID é de suma importância para ampliar ainda mais o êxito alcançado pela Prefeitura, até o momento.
“Durante a missão BID mostramos o que estamos fazendo e, agora, no Dia de Operações, estamos trocando experiência com outras cidades e isso agrega ao nosso trabalho porque, de alguma forma, caso vivenciemos situações semelhantes, poderemos ter esses exemplos de fora como uma espécie de guia que poderá nos orientar a respeito do que possa vir a se encaixar na nossa realidade. Então, podemos sair um pouco da nossa caixinha, conhecer mais de outros projetos e replicar aquilo que é positivo”, aponta a coordenadora.