Defesa Civil atende demandas da população aracajuana relacionadas à chuva

Defesa Civil
30/11/2022 15h38

Em contínua atenção às instabilidades climáticas que incidem sobre a capital, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tem reforçado os cuidados nas áreas de risco, bem como o atendimento às ocorrências registradas pela população.

Desde a emissão do alerta na noite de segunda-feira, 28, foram registrados 108,9 mm de chuva. O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que as informações repassadas pelos centros de meteorologia indicam continuidade da chuva, mas de forma moderada, com menor intensidade na capital.

"A partir dos dados analisados até o momento, há indicação de que a chuva deve ocorrer com menor intensidade nos próximos dias, com previsão de acumulados de 10 mm a 15 mm, por dia, até o domingo (4), na capital. O monitoramento ocorre de maneira constante para que possamos adotar as medidas que forem necessárias à redução de riscos para a população", explica o secretário.

Nas últimas 48 horas, a Defesa Civil atendeu 13 ocorrências, sendo duas relacionadas à alagamentos e outras 11 relacionadas à avaliação de risco de colapso estrutural, com duas interdições, uma parcial e outra total. As famílias foram conduzidas às casas de familiares e encaminhadas aos CRAS.

As ocorrências foram atendidas nos bairros Siqueira Campos, Ponto Novo, Santo Antônio, Aruana, Porto Dantas Cidade Nova, São José, Lamarão, Soledade, Pereira Lobo e Santa Maria.

"Não foram registradas ocorrências com maior gravidade. Nossas equipes atuam em sistema de plantão 24h, para atendimento às solicitações encaminhadas através do número emergencial 199", frisou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Silvio Prado.

O coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo, ressalta que o volume de chuvas deste ano tem sido atípico. "Já foram registrados cerca de 2 mil milímetros na capital ao longo deste ano. É um volume considerável, quando comparado aos anos anteriores. É um dos anos mais chuvosos, porém essas chuvas têm ocorrido de forma distribuída", afirma Rabelo.

Alerta

Na noite da segunda-feira (28), a Defesa Civil de Aracaju emitiu um aleta de chuva moderada, com possibilidade de raios, na capital. As previsões se confirmaram e contaram com o aparato da Prefeitura de Aracaju, que manteve atenção às demandas da população, através do seu Comitê de Gerenciamento de Crise.

O serviço de alertas por SMS - 40199, um dos canais de comunicação utilizados pelo órgão municipal, conta com mais de 53 mil números de celulares cadastrado, em Aracaju, o que corresponde a cerca de 8,6% da população local. Os alertas buscam informar, sobretudo, os moradores de áreas de risco para que possam se precaver e adotar medidas preventivas.

"Se o volume ou situações, como raios, previstos contribuírem para situações de risco, nós enviaremos um alerta para que as pessoas possam adotar as providências necessárias de forma preventiva e acionar a Defesa Civil, diante de eventuais anormalidades", ressalta o coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo.

Cadastro

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem SMS para o número 40199 e informar o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.