Secretaria da Saúde apresenta relatório quadrimestral à Câmara de Aracaju

Saúde
30/11/2022 15h54

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentou nesta quarta-feira, 30, o 2º Relatório Detalhado Quadrimestral (RDQ) de 2022, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A apresentação faz parte do monitoramento e acompanhamento da execução da Programação Anual de Saúde (PAS). 

Durante a apresentação, a gestora da pasta, Waneska Barboza, destacou resultados alcançados e respondeu a questionamentos dos vereadores. Entre as ações desenvolvidas nas diretrizes do Plano Municipal de Saúde, ela destacou a primeira maternidade municipal, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e a implantação do projeto piloto do Serviço de Atendimento à Saúde Trans de Aracaju (SAST AJU).

“Uma das principais metas era a maternidade do bairro 17 de março, cuja obra física foi entregue no dia 25 de junho, com 50 leitos, duas salas de cirurgia, UTI neonatal, entre outros equipamentos, para que as gestantes possam ser atendidas de forma humanizada. Agora estamos na fase de recebimento dos equipamentos que foram adquiridos por licitação”, explicou a gestora.

Waneska também ressaltou as 554 pessoas beneficiadas com o SAD, que é um serviço composto por equipes multidisciplinares, para os casos de reabilitação aguda.

“Para ter acesso ao SAD, se o paciente estiver hospitalizado, a unidade hospitalar faz a solicitação. Já para as demandas advindas da rede de atenção primária, as Unidades Básicas de Saúde realizam a solicitação e, em todos os casos, a equipe multidisciplinar realiza visitas aos usuários para avaliação. A experiência exitosa do Serviço de Aracaju está entre as cinco melhores produções finalistas para receber o Iº Prêmio de Boas Práticas em Atenção Domiciliar realizado pelo Ministério da Saúde, em comemoração aos 11 anos de atuação do Programa Melhor em Casa”, salientou. 

A secretária também destacou a realização do Serviço de Atendimento à Saúde Trans de Aracaju (SAST AJU). O projeto piloto segue as diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral LGBT, instituída pela Portaria nº 2.836/11.
 
“Com este projeto, a gestão municipal aproxima a população dos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde. Neste primeiro momento, a gestão escolheu a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Roberto Paixão, no bairro 17 de Março para ser referência no Atendimento à Saúde Trans. Posteriormente, o serviço deverá ser ampliado e ofertado nas demais UBSs da capital”, orienta.

Capacitações e linhas de cuidado 
Durante a audiência, entre os vários resultados divulgados, Waneska abordou as capacitações realizadas junto aos profissionais da rede municipal de saúde, bem como a implementação das Linhas de Cuidado, que fazem parte do Planejamento Estratégico da SMS. 

“Implementamos já 100% as Linhas de Cuidado de  Doentes Crônicos, Diabetes, Hipertensão, Obesidade, e Neoplasia adulto, que foram criadas para que os pacientes possam ser identificados de uma forma mais ágil em nossa Atenção Primária, e o fluxo delas seja conhecido pelos usuários”, relatou a gestora. 

Planejamento Estratégico
Aos vereadores, a secretário apresentou ainda a redução do tempo de espera de consultas especializadas e de exames, que agora têm o tempo máximo de espera em 90 dias.
 
“As consultas em cirurgia vascular e oftalmologia estão sendo realizadas dentro dos 60 dias; já as consultas em urologia e geriatria têm um tempo máximo de espera de 90 dias. Os exames de mamografia a espera é de 90 dias, para o exame de prova ventilatória a espera é de 60 dias. Já para os exames de teste ergométrico e eletrocardiograma a espera é de 30 dias”, detalhou. 

Reconhecimento
O vereador Vinicius Porto parabenizou toda a equipe de gestão da SMS pelo trabalho desenvolvido. "O trabalho de gestão de Waneska é por amor ao povo de Aracaju, com dedicação e empenho. Nós passamos por uma fase de turbulências e, mesmo assim, conseguimos resolver uma série de questões em plena pandemia, como a construção da Maternidade Municipal do bairro 17 de Março, que será referência no Nordeste", disse em discurso.

Durante o espaço para participação dos membros da Câmara, a vereadora Sheila Galba salientou a importância do acolhimento dos pacientes com câncer nas Unidades Básicas de Saúde, ao passo que a secretária destacou a criação da linha de cuidado de neoplasia adulta, para que os pacientes possam ser identificados na Rede de Atenção Primária, com o fluxo que o usuário deve percorrer, e alertando para que os profissionais possam encaminhar o usuário ao serviço que é de competência do Município. 

Também no Plenário, o vereador Breno Garibalde parabenizou a secretária pelo trabalho desenvolvido e elogiou a infraestrutura de algumas unidades de saúde e foi informado pela gestora sobre a construção de uma nova sede para a UBS Humberto Mourão e sobre a manutenção desenvolvida pela pasta para as unidades da rede. Waneska ainda relatou que estão sendo executadas a construção da UBS Niceu Dantas, com 60% de execução da obra, e da UBS Elizabeth Pita, com 28% de execução da obra.