Prefeitura reabre Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal

Saúde
30/11/2022 16h02

Nesta quarta-feira, 30, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reiniciou o atendimento no Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, em virtude do aumento do número de novos casos de covid-19 e outras doenças respiratórias.

A Unidade, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, na rua José de Carvalho Cunha, 219, bairro Coroa do Meio, é um serviço porta aberta que atende pessoas a partir dos 12 anos de idade, e dispõe de salas de triagem e observação, farmácia, consulta médica e testagem para detecção da covid-19.

A secretária da Saúde, Waneska Barboza, destaca que essa iniciativa amplia a assistência à população. “Essa retomada vem para agregar em um momento de aumento dos números de casos positivados e de pessoas apresentando sintomas de síndromes gripais. Importante lembrar que, além do Centro, nós seguiremos com todas as estratégias anteriores, com os atendimentos nas UBSs, TestAju e vacinação contra covid-19”, conta.

Aprovação da população
Maria Angélica Dias, 36 anos, é moradora da Coroa do Meio e aprovou a volta do funcionamento da Unidade. “Eu comecei a ter alguns sintomas, como coriza, perda de paladar e olfato e assim que soube que aqui estava aberto eu busquei logo atendimento. Muito bom ter esse espaço aqui de volta”, disse.

O casal Andrés e Gilmaria Nascimento esteve no Centro de Atendimento e Triagem para levar o filho Saulo, que apresentava um quadro de tosse constante. “Somos do bairro Salgado Filho e viemos aqui para que fôssemos avaliados  também. Temos que ficar atentos a isso e nos cuidarmos com a vacina e as medidas de proteção”, ressalta ela.

Balanço
O Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal foi inaugurado em janeiro deste ano para a oferta de serviços de triagem de enfermagem e consultas médicas, testagem para detecção da covid-19, dispensação de medicamentos e leitos de observação. De janeiro a outubro, a unidade realizou 11.159 atendimentos.