Defesa Civil emite novo alerta de chuva para as próximas 24h

Defesa Civil
30/11/2022 19h15

No fim da tarde desta quarta-feira, 30, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu novo alerta de chuvas moderadas para as próximas 24 horas, na capital.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta que o alerta foi renovado com base nos fatores apresentados pelo Instituto Nacional de Meteorologia - INMET- e pelo ClimAju. "

A expectativa é de que ocorram chuvas com menor intensidade, em relação ao volume registrado na terça-feira (29), e que devem vir mais concentradas no período da noite, havendo redução ao longo do dia", destaca.

Desde a emissão do alerta na segunda-feira (28), as equipes intensificaram a atenção às áreas de risco e permaneceram de prontidão para atendimento às demandas da população.

"A Defesa Civil disponibiliza o serviço emergencial 199, com equipes em sistema de plantão 24h, para realização de vistorias e adoção de medidas voltadas à redução de risco", frisou o coordenador.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no site aracaju.se.gov.br/climaju, também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta 40199

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.