Órgãos de segurança alinham planejamento de ações para o Réveillon 2023

Defesa Social e Cidadania
01/12/2022 17h11

Nesta quinta-feira, 1º, ocorreu a reunião de alinhamento entre os órgãos da Segurança Pública, para planejamento de ações voltadas ao Réveillon 2023. Promovido pela Prefeitura de Aracaju, o evento ocorrerá na Orla da Atalaia, com atrações musicais, além do tradicional show pirotécnico.

O encontro, realizado na sede da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), contou com a presença de representantes da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Polícia Civil e Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, houve diálogo sobre aspectos estruturais e estratégicos, para garantir tranquilidade ao evento.

"A reunião teve por objetivo alinhar, com as forças de segurança pública do estado, aspectos a serem implementados, de forma planejada e coordenada, para que o esquema de segurança seja efetivo e garanta a segurança necessária ao evento", frisou.

Entre os recursos que devem ser empregados na região onde ocorrerá a festa, estão câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial; unidades de combate a incêndio e unidades de resgate; policiamento preventivo e ostensivo, entre outros.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, ressalta que, nessa reunião inicial, houve a apresentação das demandas de cada órgão e as necessidades da Prefeitura, em relação aos aspectos operacionais, para o dia do evento.

"A Guarda Municipal reforçará a segurança na área onde ocorrerão os shows e fará a intensificação das ações nos terminais de integração, visto que há aumento considerável do fluxo de passageiros nessa ocasião", explicou o diretor.

A comandante do 1º Grupamento Bombeiro Militar, tenente-coronel Patrícia Soares, que também participou da reunião, ressalta que é muito importante que os órgãos conversem antecipadamente.

"Se faz necessário para que se verifique onde cada um pode contribuir dentro do planejamento traçado pela Prefeitura de Aracaju. A princípio, o Corpo de Bombeiros deve atuar com prevenção e combate a incêndio, salvamento, disponibilização de viatura ambulância - Unidade de Resgate (US)-, além da atuação de guarda-vidas, já que o evento acontece na região da praia", detalha a comandante, acrescentando que alterações no planejamento podem ocorrer para adequação a outras necessidades.

O comandante do Batalhão de Turismo da PMSE, tenente-coronel Jorge, destaca que o planejamento está sendo realizado no sentido de proporcionar segurança à população em toda a extensão da Orla da Atalaia, além do apoio aos demais órgãos que atuarão no evento.

"Teremos distribuição de viaturas com efetivo, para proporcionar segurança em toda a extensão da Orla, desde o Farol da Coroa do Meio até o terceiro eixo da Orla Sul. Teremos também um aporte no que concerne ao Réveillon organizado pela Prefeitura de Aracaju, na parte externa, com bases móveis aproximadas, evitando que haja qualquer tipo de ocorrência e dando suporte a todos os organismos envolvidos", explicou o comandante.

O secretário Silvio Prado ressaltou que o trabalho ocorre de forma integrada, "com atenção às diversas frentes de atuação, para que o público aproveite a programação da melhor forma possível", concluiu.