Prefeitura leva educação ambiental para comerciantes e banhistas no Mosqueiro

Serviços Urbanos
02/12/2022 13h15

Com o objetivo de promover a sensibilização e os cuidados que envolvem a preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Aracaju realizou, na manhã desta sexta-feira, 2, uma visita a proprietários de bares e restaurantes situados na Praia do Mosqueiro, na antiga Zona de Expansão da capital. 

Durante a ação, executada por equipes de educadores ambientais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), composta por jovens com idade entre 18 e 23 anos, orientações foram repassadas à banhistas que estavam presentes na região, além de uma grande mobilização para o recolhimento de pequenos materiais dispensados de forma inadequada na faixa de areia. 

Conforme ressaltado pelo presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, esse tipo de esclarecimento torna-se ainda mais relevante nesta época do ano, em que a proximidade do verão e, consequentemente, o aumento das temperaturas fazem com que as praias recebam um fluxo maior de pessoas.

“É sabido que quanto mais frequentadores tivermos nestas regiões, maiores passam a ser, infelizmente, os índices de descarte irregular. Portanto, o poder municipal traz para o seu leque de ações este trabalho de conscientização pensando não somente no bem-estar dos turistas e munícipes, mas na proteção de espécies marítimas que são também impactadas. Por isso, todos devem fazer o descarte correto dos resíduos nas lixeiras, papeleiras e contentores dispostos na orla e, neste último caso, é preciso acondicionar os resíduos em sacolas para evitar que eles se espalhem”, pontua o gestor.

Os turistas de Brasília, Almansor Ferreira e Emiriê Fernandes, elogiaram a limpeza executada pela empresa municipal e o trabalho desenvolvido pelos jovens educadores. “É a quinta vez que visitamos Aracaju e ficamos surpreendidos com a organização da cidade. Tudo muito limpo. E trazer essa atividade para praia é louvável, pois infelizmente muitas pessoas não têm a consciência de descartar corretamente o lixo”, ressaltou Almansor.

“Caminhando pela praia, observei alguns talheres e copos de plástico jogados na areia. Esses materiais precisam ser descartados no local correto para não prejudicar o bioma marinho e todo o contexto ecológico”, observou o professor Felipe Matos.

Para o o empresário Alisson Leite, o serviço de limpeza realizado nas praias pela empresa municipal "é eficiente, mas precisa da colaboração de banhistas e comerciantes", frisa. "Por isso, trazer a educação ambiental para área litorânea é uma iniciativa necessária, porque ainda existem pessoas que insistem em dispensar lixo no chão”, destacou ele ao ouvir atentamente as orientações dos educadores.

O estabelecimento comercial de Geovanni Rezende também foi visitado pela equipe e o comerciante reconheceu a importância da ação. “Acho muito válida, pois, quanto mais é discutido assuntos ligados à preservação do meio ambiente, mais estamos conscientizando a população sobre seus deveres”, disse.