Fomentando a inclusão social, Prefeitura apoia 23ª Olimpíadas Especiais das Apaes

Juventude e Esporte
04/12/2022 12h35

Entre os dias 5 e 10 de dezembro, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretária Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), apoiará a 23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes. O evento, realizado pela Apae Brasil juntamente com as Apaes estaduais, será aberto às 19h30 desta segunda-feira, no Centro de Convenções AM Malls.

Os jogos acontecem desde 1973 e esta é a primeira vez que serão sediados na capital sergipana. As disputas das 11 modalidades - atletismo, basquete, bocha, capoeira, futsal, futebol society, handebol, ginástica artística, ginástica rítmica, natação e tênis de mesa - serão realizadas na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e na Universidade Tiradentes (Unit).

O gestor da Sejesp, Sérgio Thiessen, destacou que a colaboração da secretaria reafirma o compromisso da Prefeitura com a inclusão social da pessoa com deficiência. “O ano de 2022 foi repleto de grandes eventos em Aracaju, e não poderíamos fechar melhor o ano senão apoiando uma competição como as Olimpíadas Especiais das Apaes, que têm muito significado, que é de uma sensibilização incrível para a nossa comunidade. Sendo assim, estamos cumprindo o nosso papel de fomentar e valorizar o paradesporto”.

Mais de 1.600 participantes estarão em Aracaju durante os cinco dias de competição. A delegação sergipana é composta por 20 atletas das Apaes Aracaju, Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora do Socorro.  

De acordo com o presidente interino da Apae Aracaju, Carlos Mariz, a escolha da capital sergipana como sede da competição está relacionada ao fato de que a Apae Aracaju, com seus 54 anos, é uma das mais antigas do país, e nunca tinha recebido um evento dessa envergadura. "Assim, esse evento chegando aqui dará muita visibilidade a todas as Apaes do estado, além de mexer com toda cadeia turística”, salientou.

O presidente ainda ressaltou que o apoio da Prefeitura foi muito importante, pois além de disponibilizar as quadras para que os atletas de Sergipe realizassem treinos, “cedeu profissionais que pudessem auxiliar na realização, como arbitragem, pessoal de apoio; a SMTT, que vai organizar o trânsito na capital, já que estaremos com 50 ônibus transitando nos dias da competição; e viabilizou as apresentações culturais para que o nosso público visitante possa conhecer a cultura do nosso estado, do nosso município”, pontou Carlos Mariz.

No esporte, a Prefeitura de Aracaju tem fomentado a inclusão social da pessoa com deficiência através do apoio a eventos esportivos voltados para esse público, além de fortalecer os projetos sociais que desenvolve, como é o caso da Estação Cidadania, espaço que acolhe cerca de 12 crianças e adolescentes para o desenvolvimento da prática esportiva.