Em 2022, Semed realizou mais de 200 formações para profissionais da rede

Educação
05/12/2022 08h41

Em 2022, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizou mais de 200 formações para funcionários da rede. Esses trabalho, desenvolvido pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (Ceafe), órgão vinculado ao Departamento de Educação Básica (DEB) que objetiva qualificar a formação de toda a equipe de gestores da Semed. 

De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, a Prefeitura de Aracaju está na vanguarda nacional quando o assunto é formação continuada de professores. Já há alguns anos, o município implementa o programa Horas de Estudo, a partir do qual os docentes dispõem de um tempo específico para debater questões referentes ao seu componente curricular. Para além disso, toda a formação corre paralelamente às questões pedagógicas. 

"Muito embora nossas atividades sejam voltadas à educação das crianças, dos adolescentes, dos jovens e adultos do nosso município, o processo educacional precisa se fundamentar em alguns pilares previstos especialmente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. A atualização e formação continuada dos profissionais é imprescindível para que consigamos operacionalizar nossa política municipal de educação e, neste sentido, o Ceafe é estratégico e de suma importância para as articulação com o DEB", explana o secretário.

Neste ano, devido ao déficit no desempenho dos alunos, consequência da pandemia da covid-19 na educação, os trabalhos do DEB foram voltadas para a recomposição de aprendizagem dos estudantes. O Ceafe, portanto, foi responsável por fazer com que os professores da rede estejam mais preparados, cabendo ao setor pensar, planejar e executar todo o processo de formação tanto para docentes, como também a gestores das unidades escolares e técnicos da Semed. 

“A Coordenação de Gestão Educacional (Coged) trabalha diretamente com a formação de diretores, coordenadores administrativos e coordenadores pedagógicos. Através do termo de Compromisso de Gestão, documento assinado pelas equipes gestoras das escolas e pela Semed, os professores dos anos iniciais, anos finais e educação infantil, adquiriram o direito de obter processos formativos em serviço. Os coordenadores e diretores também participam de formação continuada ao longo do ano, em uma programação que acontece prevista em legislação municipal”, detalha o diretor do Ceafe, Williams Santos. 

Não apenas as equipes pedagógicas das escolas estão participando de formações organizadas pelo Ceafe. Cuidadores de creche, educação especial, porteiros e outros prestadores de serviço, inclusive os de empresas terceirizadas, também são público-alvo dos cursos formativos.

Temas das formações
Os temas das formações são escolhidos através de negociações entre setores da Semed e suas demandas do momento, sendo outro papel do Ceafe gerenciar este processo de articulação entre as áreas da Secretaria. Além disso, os temas das formações também são selecionados com relação a assuntos que estão em destaque na sociedade ou na mídia.

O planejamento de 2022 foi todo elaborado no ano anterior e executado no decorrer deste ano, mediante a necessidade e grau de relevância das temáticas. “Cada setor do DEB demanda um conjunto de informações. Por exemplo, a Coordenação de Educação Infantil (Coeinf), de acordo com o seu momento e o momento da rede, pensa em temas para formações que possam ser executadas em sala de aula durante o ano. A mesma coisa acontece com a Coordenação de Ensino Fundamental (Coef), de Educação Física (Coefesp) e as demais”, esclarece Williams. 

Formações futuras 
O planejamento do cronograma de formações que serão implementadas durante o ano letivo de 2023 está em andamento, articulado junto ao trabalho dos demais setores da Semed.

“Precisamos intensificar cada vez mais os processos formativos. Este ano foi bastante positivo porque conseguimos criar um uma rotina de cursos com características diferenciadas. No próximo ano, os trabalhos do Horas de Estudo serão cada vez mais intensificados, saindo do modelo online, voltando para o formato presencial e realizando uma maior articulação entre todos os setores da Semed, atendendo com ainda mais precisão as necessidades dos nossos profissionais”, conclui Williams.